COVID-19 - Ações, programas, gastos e medidas adotadas na área da educação durante a pandemia

6.1 Informações sobre as ações de apoio à saúde física e mental dos profissionais da educação.

Desde o inicio do ano letivo a SME vem desenvolvendo junto aos professores e funcionários live e formações que visam diminuir os impactos socioemocionais causados pela pandemia do covid19.  Estes encontros acontecem uma vez ao mês, trazendo conteúdos voltados ao acolhimento e a saúde mental.

 

6.2 Informações sobre concursos novos e em andamento, contratações temporárias, regimes suplementares, convocações extraordinárias, alterações nas jornadas de trabalho e afastamentos dos profissionais de educação realizados em decorrência da Covid-19.

Nos períodos que se seguem as aulas remotas ou hibridas, não houve a necessidade de contrações extraordinárias, mas houve alterações nas jornadas de trabalho sendo realizado escalamento dos profissionais, bem como cronograma interno de cada escola. Evitando assim aglomerações no âmbito escolar, procurado seguir os protocolos sanitários e as necessidades de cada escola.

 

6.3 Informações sobre convênios, parcerias, acordos de cooperação, contratações, aditamentos e alterações contratuais, inclusive as ligadas de forma indireta às atividades escolares, tais como equipes de limpeza adicionais para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Nem uma forma de convenio, interações contratuais ou contrações foram realizados até o presente momento neste contexto pandêmico que corresponde os meses que se seguiram de 2021 a data de hoje.

 

6.4 Informações sobre mudanças na forma de contratação ou na gestão de contratos e compras na área da educação.

A contratação dentro da SME continua sendo realizada da mesma forma, ou seja, através de licitação por meio de pregão eletrônico.

 

6.5 Informações sobre a articulação entre as Secretarias da Educação e as unidades de planejamento, fazenda e controle interno, considerando, sobretudo, os impactos na arrecadação trazidos pela queda da atividade econômica.

As articulações entre os setores das finanças e planejamento continuam á ocorrer, pois é preciso haver uma união entre os mesmos junto a SME para que haja um acompanhamento dos gastos e investimentos realizados no que diz respeito à porcentagem exigida por lei e os recursos existentes os quais estão disponíveis para o uso caso haja um retorno presencial.

 

6.6 Informações sobre medidas adotadas em relação à alimentação escolar, tais como distribuição de alimentos aos pais ou responsáveis dos estudantes, uso de vouchers ou outras; critérios para essa entrega, no caso de a mesma não ser universal; formas de realização dos cadastros dos estudantes beneficiados; e monitoramento de tais medidas.

A merenda escolar em formato de kit passou á ser distribuída a partir do mês de maio para os alunos cadastrados no programa bolsa família e também aqueles em situação de vulnerabilidade. Os primeiros meses do ano de2021 as escolas estavam no formato remoto, retornando no mês de abril no formato híbrido e permanecendo apenas por 30 dias, salientando que nestes dias foi realizada a preparação de merenda para os alunos que estavam comparecendo as aulas.

 

6.7 Informações sobre estratégias para entrega dos conteúdos aos alunos; ferramentas utilizadas para que possam acessá-los (rádio, TV, aplicativos de celular, plataformas de vídeo na web, podcasts, impressos e outros); periodicidade com que as atividades são transmitidas; ações adotadas para garantir acesso, sobretudo dos alunos mais socialmente vulneráveis, distantes das áreas urbanas ou com deficiência, aos respectivos materiais pedagógicos.

O uso do aplicativo Watts APP, e a ferramenta mais utilizada pelas escolas do município e pelas respectivas famílias no período pandêmico em que estamos vivendo. Através dele os professores enviam o dia da aula à disciplina o numero das paginas da apostila que serão utilizadas neste dia, assim como as demais informações que o professores achar necessárias. Outra ferramenta utilizada e o aplicativo do ZOOM, onde através do link enviado pelo Watts Ap. os professores desenvolvem suas aulas síncronas. Mas durante a semana várias metodologias são utilizadas pelos professores para garantir um ensino de qualidade aos nossos alunos. Os alunos que não possuem internet os professores regentes encaminham as atividades impressas para cada um. A atividade fica disponível na escola ou se for necessário são levadas até a casa do aluno com todos os cuidados do protocolo sanitário, salientando que nem um aluno fica sem receber as aulas e atividades do dia proposto.

6.8 Informações sobre a adoção de atividades não presenciais nas redes de ensino; medidas de acompanhamento e manutenção do vínculo aluno-escola, visando à aprendizagem durante esse período, mesmo que proporcionalmente inferior à esperada em condições normais de aulas presenciais, e também para evitar o aumento do abandono e da evasão escolar.

Ao decorrer do ano letivo vêm sendo desenvolvida pela SME, direção, coordenações e principalmente professores varias ações referentes à manutenção o acompanhamento e a busca diária de estreitar ainda mais o vínculo aluno e escola. Entre as ações podemos citar o uso do aplicativo Watts Ap., e Zoom com as aulas síncronas, sendo utilizados diariamente como ferramenta educacional buscando incentivar e acolher os nossos alunos, buscando sempre a qualidade no ensino.

Estas ações não diminuem para aqueles alunos que não possuem internet e realizam as atividades impressas, pois a preocupação com estes alunos e a mesma. Os professores possuem um cronograma de devolutiva e horários específicos caso haja a necessidade de explicações dos conteúdos propostos de uma forma mais detalhada.

A não realização das atividades ou mesmo a ausência na entrega semanal dessas, faz com os professores acionem a equipe pedagógica que em conjunto com direção realizam uma busca ativa, entrado em contato os responsáveis através de ligações e se for necessário visita a residência, tomando todos os cuidados presentes no protocolo sanitário.

6.9 Informações sobre a criação de meios específicos para interação entre profissionais das redes de ensino, além daqueles entre gestores educacionais e pais ou responsáveis pelos alunos.

O vínculo entre Secretaria de educação e professores ocorre através de reuniões pelo Google Meet. Com direção e coordenação as reuniões são realizadas semanalmente e se fizer necessário poderá ocorrer mais de uma por semana. Já as reuniões com professores ocorrem mensalmente e assim como as reuniões com a direção e coordenação podem ocorrem mais de uma no mês. Estas reuniões se fazem necessário não somente para repasse de informações, mas também para se fazer encaminhamentos pedagógicos e organizações gerais no que diz respeito ao momento pandêmico em que estamos vivendo. O wattsapp e outra ferramenta de uso contínuo entre professores, direção e coordenação, utilizando formato, áudio, vídeos e informações mais rápidas e urgentes.

 

6.10 Informações sobre as ações de orientação e capacitação oferecidas ao corpo docente e a todos os profissionais ligados à gestão da educação, incluindo diretores de escola, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores e demais servidores de áreas afins e voltadas à realização das atividades educacionais durante o período de fechamento das escolas.

A secretaria de educação desde o inicio do ano, busca trazer e abordar junto ao quadro de professores assuntos com temas relevantes ao momento pandêmico em que estamos vivenciando. Desde o primeiro planejamento até as formações disponibilizadas tratam de assuntos como: acolhimento, habilidades socioemocionais, saúde mental, a importância da escuta no retorno a volta às aulas. Formações online, live e vídeos estão sendo continuamente disponibilizados pela secretaria de educação aos nossos professores, salientando que mensalmente temos uma formação aplicada através do Sistema Etapa Publico, onde se busca trabalha de forma coesa com os temas já mencionada aliados a prática pedagogia.

6.11 Informações sobre as ações intersetoriais de atendimento aos alunos e a suas famílias, envolvendo, sobretudo, as áreas da saúde e da assistência social e incluindo as estratégias de articulação e cooperação entre os diversos Poderes e órgãos, além de outras instâncias, como os conselhos escolares e organizações da sociedade civil.

Ocorrem mensalmente às reuniões intersetoriais através da Rede Proteção e caso haja a necessidade de reuniões extraordinárias os componentes estão sempre à disposição. Estas reuniões têm ocorrido presencialmente com todos os cuidados cabíveis que estão descrito nos protocolos de segurança sanitária. As reuniões têm como pauta principal a vulnerabilidade das famílias neste momento de pandemia, a não realização das atividades dos alunos e a busca ativa, a preocupação com a violência domestica e abuso sexual. 

6.12 Informações sobre o processo participativo da comunidade escolar e conselhos na tomada de decisões quanto às ações empreendidas no período de isolamento, tais como a definição do formato e dos conteúdos das atividades a distância, reorganização do calendário escolar, plano de retomada das atividades presenciais e produção de material didático.

Neste momento pandêmico, o conselho de educação e demais conselhos estão sempre atuantes, participando das reuniões online quando solicitados. Em cada reunião e realizada uma ata a qual e enviada para assinatura.

Os conselhos atuam nas decisões juntamente com a secretaria de educação, buscando sempre o bem estar dos nossos alunos assim como a busca por uma educação de qualidade.

Quanto ao formato dos conteúdos eles estão sendo trabalhados com as áreas do conhecimento seguindo o planejamento escolar trimestral o qual é dado mais ênfase nas habilidades e competências primordiais a cada série ano, os alunos seguem o material apostilado Sistema Etapa Público seguindo todas as orientações da professora.

Para a Educação Infantil as orientações pelos professores incluem várias sugestões de atividades lúdicas e brincadeiras que os pais podem propor e realizarem durante o distanciamento social.

A SME elaborou um plano de ação de retomada contemplando o Plano A e B seguindo todos os comandos dos protocolos de orientações já disponibilizados.

 

6.13 Informações sobre os planos de ação e as estratégias de governo para o retorno gradual dos estudantes às salas de aula, incluindo mecanismos de busca ativa, protocolos e recomendações relativos aos cuidados sanitários e de higiene exigidos pelos órgãos de saúde, bem como das orientações emitidas por conselhos ou comitês especializados.

A Secretaria de Educação realizou um comitê de retomada das aulas no formato híbrido/ presencial, através deste foram realizados a construção de um protocolo de segurança sanitária, o protocolo de recebimento e acolhimento dos alunos e demais detalhes para o retorno gradual ás escolas. Salientando que cada escola também elaborou seu protocolo de segurança, com suas especificidades e necessidades, assim como esta sendo quinzenalmente e mensalmente respondido um formulário onde se presta conta dos atos da escola com relação ao covid 19.

 

6.14 Informações sobre as ações a serem implementadas para avaliação diagnóstica, nivelamento das turmas e alunos e recuperação da aprendizagem, incluindo as iniciativas que objetivam mitigar a defasagem de aprendizado gerada pelas dificuldades de acesso dos alunos em situação de maior vulnerabilidade ao conteúdo disponibilizado a distância.

Na retomada das aulas hibridas/ presenciais a SME fará uma avaliação diagnóstica  para ver o grau de aprendizado dos alunos durante o período da pandemia, será feito um mapeamento de turma a turma, aluno a aluno, e a partir do resultado os mesmos serão direcionados a um cronograma de ensino diferenciado, ações de reforço para diminuir as perdas de aprendizado. Além disso, será utilizado em todas as avaliações um forma de nivelamento para se obter a retomada destes conteúdos, sem deixar de cumprir com os conteúdos propostos em cada trimestre.

6.15 Informações sobre as ações de acolhimento dos alunos a fim de minimizar os efeitos.

Mas durante a semana várias metodologias são utilizadas pelos professores para garantir um ensino de qualidade aos nossos alunos. Os alunos que não possuem internet os professores regentes encaminham as atividades impressas para cada um. A atividade fica disponível na escola ou se for necessário são levadas até a casa do aluno com todos os cuidados do protocolo sanitário, salientando que nem um aluno fica sem receber as aulas e atividades do dia proposto.

 Os alunos da Rede Municipal são monitorados por seus professores e equipe pedagógica para que quando houver necessidade de um auxilio mais especifico sobre determinado conteúdo ou atividade que o aluno sinta dificuldade, é estabelecido um dia e horário para ele estar presencialmente na escola e ter esse contato com o professor, com todas as medidas de prevenção e atendendo as normas de segurança, este mesmo monitoramento juntos aos alunos é sensível a qualquer possível sinal de problemas emocionais ou de riscos de violência de qualquer espécie e caso seja encontrado qualquer indício os alunos são encaminhados depois de mais intervenções a rede de proteção para que juntos possamos averiguar e tomar as medidas para manter a segurança e integridade dessas crianças. Quando o aluno por algum motivo não realiza as atividades da semana a equipe pedagógica é acionada pela professora e as buscas ativas são feitas pela coordenação e direção escolar fazendo contato com o responsável através de ligação e até mesmo visitas na residência tomando todas as medidas de prevenção ao COVID 19.

As ações para um possível retorno das aulas presenciais já foram elaboradas e estão sendo discutidas junto ao Comitê de Retorno instituído no município, na retomada a SME fará uma avaliação diagnóstica para ver o grau de aprendizado dos alunos durante o período da pandemia, será feito um mapeamento de turma a turma, aluno a aluno, e a partir do resultado os mesmos serão direcionados a um cronograma de ensino diferenciado, ações de reforço para diminuir as perdas de aprendizado com o objetivo de mitigar essa defasagem gerada pelas dificuldades de acesso ao conteúdo disponibilizado a distância.

 

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