27 de junho de 2025
Na última quinta-feira (26/06), Cruzeiro do Iguaçu viveu um momento histórico com a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura, sediada no Centro Cultural Daniel Turmina Júnior. O evento reuniu autoridades, artistas, gestores públicos, educadores e membros da comunidade local para debater e planejar os rumos da cultura no município.
A cerimônia de abertura contou com a composição da frente de honra pelas seguintes autoridades: a vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina, representando o prefeito Reni Kovalski, a secretária municipal de Educação Ana Maria Reffati, a diretora do Departamento Municipal de Cultura Poliane Mara Reck e o agente de Cultura Estadual Gabriel Elvas. Também marcaram presença a primeira dama, Maria Dolores Kovalski, o vereador Anestor da Silva, além de servidores municipais.
A programação teve início com uma emocionante apresentação cultural da artista Hadassa Titão. O evento foi conduzido pelo agente de Cultura Estadual Gabriel Elvas, que palestrou sobre o tema da 4ª Conferência Nacional de Cultura: "Democracia e Direito à Cultura", e também abordou tópicos fundamentais como a Lei Aldir Blanc.
Durante a conferência, foram deliberados e aprovados importantes projetos de lei municipais que tratam da criação do Sistema Municipal de Cultura, composto pelo Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura. Também foi realizada a eleição e posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, além da aprovação do PAAR ? Plano Anual de Aplicação de Recursos da Lei Aldir Blanc ? e do Plano Municipal de Educação.
O evento foi marcado pelo compromisso da Administração Municipal em valorizar a cultura local e pela participação ativa da comunidade. Um marco para a consolidação das políticas públicas de cultura em Cruzeiro do Iguaçu.