“Projeto Sesc Encenação”

13 de março de 2013

Em uma parceria entre o Sesc Fco Beltrão e a Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Iguaçu, reuniram-se nesta quarta, 13, os professores da rede Municipal de ensino para dar início ao “Projeto Sesc Encenação”, em seu segundo ano de execução. O Projeto conta com o acompanhamento da Técnica de Atividades do Sesc Fco Beltrão, Márcia Roberta Betiato e o Coordenador do Grupo de Teatro de Bonecos “Alma Zem”, Gil Gabriel, de Curitiba-PR. Nesse ano, o Projeto foi dividido em cinco etapas, sendo que nessa primeira etapa será trabalhado o uso de bonecos como instrumento de inclusão, com o objetivo de levar a cultura também aos municípios pequenos que dificilmente teriam acesso a esses eventos culturais. Durante a tarde foi disponibilizada a oficina “O boneco como instrumento de inclusão”, com o coordenador Gil. Os professores aprenderam a confeccionar bonecos com jornais, e em grupos, prepararam atividades onde apresentaram histórias infantis encenadas através de objetos, usando a imaginação e a criatividade.Gil Gabriel salientou a importância de se trabalhar essas atividades em sala de aula, pois essas dinâmicas (usando-se objetos, bonecos ou brinquedos) dão vida as mais variadas histórias infantis, e fazem a criança viajar em um mundo fantástico, dando asas à imaginação. Na parte da noite às 20h, houve um grande espetáculo para todas as idades intitulado, “Os Bichos (Com Bonecos) com o Grupo de Teatro de Bonecos “Alma Zem”, no Centro Cultural Daniel T. Júnior. Evento esse aberto para toda a população Cruzeirense, que aprovou com muitos aplausos e elogios.