Redução de Perdas Soja

08 de abril de 2013

O Instituto EMATER e a Administração Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, através da Secretaria de Agricultura, Cooperativas e Cerealistas do município, realizam o II Concurso Municipal de Redução de Perdas na Colheita da Soja, participando também do III Concurso Regional, com desafio de diminuir as perdas no momento da colheita da soja.Este ano serão 15 propriedades participantes, superando o ano anterior onde participaram 11 propriedades. Em maio serão conhecidas as primeiras classificadas a nível municipal, porém todos estão concorrendo no concurso regional. A avaliação é realizada na lavoura de soja em quatro locais escolhidos aleatoriamente. Primeiramente é delimitada a área de coleta (Dois m²), então são recolhidos todos os grão de soja que se encontram no local selecionado, o total coletado é colocado para medição em recipiente especifico padrão EMBRAPA, onde se obtém a perda de soja em quilos por hectare. Após, o total das 04 coletas é armazenado em caixa lacrada e enviados a Codapar, laboratório de sementes responsável pela pesagem do material em balança de precisão, repassando posteriormente os resultados aos municípios.

FonteSecr. Agricultura