"Saúde da Mulher"

10 de maio de 2013

A Prefeitura Municipal Cruzeiro do Iguaçu, através do Departamento de Saúde, promove entre os dias 20 a 24 de Maio a Campanha "Saúde da Mulher". Sem necessidade de agendamento, as mulheres terão a oportunidade de realizar exame citopatológico – Colo do útero (Papanicolau) e realizar o exame de mamografia, além de outros complementares. Nesses dias serão acolhidas as mulheres em todas as comunidades do interior no período da manhã, Foz do Chopim no período da tarde e na Secretaria Municipal de Saúde o dia todo.O objetivo da campanha é intensificar o rastreamento do Câncer de Colo do Útero, especialmente na faixa etária de maior risco, que compreende as mulheres entre 25 a 59 anos, evitando assim o aumento do número de casos do Câncer. O Câncer do Colo do Útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o Câncer são descobertas facilmente no exame preventivo, por isso é importante sua realização anualmente. É o segundo tumor mais freqüente na população feminina, atrás apenas do Câncer de Mama e é a 4ª causa de morte por Câncer no Brasil, ressaltando que mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. O exame preventivo do Câncer do Colo de Útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. É indolor, simples e rápido.FAÇA A SUA PARTE CUIDE-SE VENHA FAZER SEUS EXAMES PREVENTIVOS!!!