Conferência Ass. Social

04 de outubro de 2013

Na quita-feira (01) de agosto aconteceu a X Conferência Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Iguaçu, com o tema: “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, e o objetivo geral foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). O evento foi realizado no Clube da Melhor Idade a partir das 8h da manhã com um delicioso café. Os delegados e convidados foram devidamente credenciados. As 9h deu-se a abertura oficial e composição da mesa de honra. Nos pronunciamentos a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sra. Lurdes Bertoldo cumprimentou a todos deixando a casa de leis sempre a disposição da população. O Prefeito Municipal Luiz Pontes agradeceu a presença de todos e parabenizou os membros do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) pelo belíssimo trabalho que vem fazendo, e disse que a administração está sempre pronta para ajudar no que for necessário, para que a população cruzeirense seja cada vez mais bem atendida pela Assistência Social. Principalmente as pessoas mais carentes. A Presidente do CMAS, e Secretária de Assistência Social Geni Pontes falou: “Fico muito satisfeita por ver tantas pessoas presentes, sejam autoridades membros da administração ou usuários do SUAS. Agradeço a Administração Municipal, a Câmara de Vereadores, as entidades e a toda a equipe que não mede esforços no momento de ajudar as pessoas que mais precisam”. Agradeceu a todos e declarou aberta a X Conferência Municipal de Assistência Social. Ainda na parte da manhã houve a leitura e a aprovação do Regimento Interno, e os participantes assistiram a palestra sobre o tema da X Conferência, “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, com as assistentes sociais, Luciana Pinheiro e Mônica Pereira de Francisco Beltrão. Ao meio dia foi oferecido almoço aos delegados e convidados da conferência. As 13h houve um momento cultural com uma apresentação de dança, realizada pela professora Patrícia Manica acompanhada pelo dançarino Dieison. Os trabalhos reiniciaram na parte da tarde com a retomada do tema da conferência e seus seis eixos temáticos que originaram grupos de discussão para posterior plenária. Foram elaboradas cerca de 20 propostas que serão contempladas na Conferência Regional, Estadual e Nacional visando melhorias na política de assistência social. Após a plenária, os participantes referendaram os delegados municipais e seus suplentes que representarão o município na Conferência Regional, que será realizada em Francisco Beltrão no dia 10 de setembro. Por fim foi feita a escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, representantes da sociedade civil. Nos próximos dez dias o prefeito municipal indicará os membros governamentais, e será exposto em decreto. O evento encerrou aproximadamente às 16h com um coquetel.