26 de março de 2014

Na noite de terça-feira (25) no Centro Cultural Daniel Túrmina Júnior foi realizada Audiência Pública para apreciação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), e do Contrato de Programa que será firmado entre a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu e a SANEPAR, sendo órgão regulador o Instituto das Águas do Paraná. No primeiro momento o Secretário de Planejamento e Finanças, Édson Bertoldo explanou sobre o objetivo do PMSB, que consiste em implementar políticas e programas que assegurem de forma eficiente e economicamente sustentáveis ações e serviços de saneamento básico de forma a buscar a universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana, garantindo à população uma sadia qualidade de vida. O Plano foi apreciado e aprovado pelos presentes. Em seguida o Secretário de Saúde Enirson Macagnan, apresentou o contrato a ser firmado entre a Prefeitura Municipal e a SANEPAR, que terá a validade de 30 anos podendo ser prorrogado por igual período. O referido contrato faz-se necessário tendo em vista a necessidade de implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), discutido anteriormente, e tem fundamental importância como condição para que o município possa pleitear e acessar recursos tanto do Governo Federal como também Estadual.A Audiência contou com a presença do Vice-prefeito Reni Kovalski, Secretários, Diretores de Departamentos e Divisões, Gerente da SANEPAR Celço Arisis, cidadãos do município, representantes de movimentos sociais, e do poder legislativo.Projeto de lei visando à aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico será encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.