21º Aniversário

27 de abril de 2014

No último sábado dia 26 de abril Cruzeiro do Iguaçu completou o 21º Aniversário de Emancipação Político-administrativa. E para coroar esta data a semana foi repleta de atividades; Do dia 21 a 24 de abril aconteceram jogos promovidos pelo Departamento de Esportes. Na quinta-feira dia 24, às 8h da noite, no Centro Cultural Daniel Túrmina Júnior houve uma apresentação teatral, e na sexta dia 25, também as 8h, alunos da oficina de dança do município fizeram uma belíssima apresentação. No mesmo dia 25/04, os munícipes de cruzeiro do Iguaçu foram presenteados com um grande Baile de Chopp com a Banda Mercosul no Ginásio de Esportes Cruzeirão, que ficou totalmente lotado. No sábado dia 26, em parceria com o Tabelionato Godoy, realizou-se o casamento comunitário com a presença de 33 casais cruzeirenses. No domingo dia 27, no campo municipal aconteceu o tradicional costelão, (servido a cada dois anos para os munícipes, intercalando-se com o Festival Entre Rios da Canção). Na oportunidade o Pároco de Cruzeiro do Iguaçu, Padre Irineu Causs realizou uma missa em honra aos 21 anos de Cruzeiro do Iguaçu. Após a celebração, alunos da Oficina de Dança apresentaram a coreografia Jazz Dance, encantando o público presente. O cerimonial teve início às 11h15min, o mestre de cerimônia começou desejando as boas vindas aos visitantes, autoridades e principalmente aos munícipes cruzeirenses. Em seguida relatou uma breve história sobre os primeiros moradores e a implantação do município. Várias autoridades estavam presentes, prefeitos e vereadores de municípios vizinhos, além de secretários e assessores. Fizeram parte da mesa de honra: O Prefeito Municipal de Cruzeiro do Iguaçu Sr. Luiz Alberi Kastener Pontes (PMDB) e a Primeira Dama Sra. Geni de Lourdes Boni Pontes; Vice-prefeito Sr. Reni Kovalski (PT) e esposa Maria Kovalski; o Deputado Federal Sr. Assis Miguel do Couto (PT); Deputado Estadual, Líder do Governo na Assembléia Legislativa Sr. Ademar Traiano (PSDB); Deputado Estadual Sr. Caito Quintana (PMDB); Deputada Estadual Sr. Luciana Rafagnin (PT); e representando a Deputada Estadual Rose Litro (PSDB), o Sr. Paulo Litro; também estavam presentes a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sra. Vereadora Lurdes Bertoldo, e os demais vereadores: vereador Idemar Grassi; vereador Elton dos Santos Major; vereador Silvio Antônio Viganó; vereador José Bertoldo; vereador Ari de Oliveira Guedes; e vereadora Jovânia Aparecida Piva; o ex-prefeito por duas Gestões de 2005 a 2012, Sr. Dilmar Túrmina; Reverendíssimo Padre Irineu Causs; Reverendíssimo Pastor José Pereira; Reverendíssima Pastora Selonir Tozzeto Pinheiro; o representante do Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Cruzeiro do Iguaçu, Sargento Bazotti. Seguindo o protocolo foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município. Em seus pronunciamentos as autoridades lembraram a história de Cruzeiro do Iguaçu, o esforço de cada um para que o progresso acontecesse, parabenizaram a administração atual e também os gestores passados pela coragem e determinação em buscar sempre mais recursos para o desenvolvimento do município. O prefeito Luiz Pontes encerrou os pronunciamentos agradecendo a todos. Cada munícipe por estarem todos os dias contribuindo, com seu trabalho, para o crescimento de Cruzeiro do Iguaçu, aos secretários municipais, chefes de departamentos e divisões, aos funcionários públicos de um modo geral, aos vereadores, e as empresas parceiras. “De maneira especial agradeço aos deputados Estaduais e Federais que defendem e representam o nosso município. Quando vamos à Curitiba ou a Brasília temos as portas abertas, tanto em seus gabinetes como também nas secretarias e ministérios, onde temos tido vários avanços em relação à liberação de recursos”, enfatizou o Prefeito Luiz. Por fim agradeceu a presença de cada um e parabenizou a cada cruzeirense por seus 21 anos de história. Ao meio dia e meio, foi servido o costelão. Em tempo recorde, foram servidos mais de 3.300 almoços, totalmente gratuitos á toda comunidade e convidados, e a tarde todos dançaram e se divertiram ao som da dupla cruzeirense Maycon e Thyago e Banda. Durante todo o dia camas elásticas ficaram a disposição das crianças.No decorrer do dia não cessaram os inúmeros elogios, por parte das autoridades e da população sobre a organização e a grandeza de tal evento, mérito esse dos servidores públicos municipais e alguns integrantes da comunidade que não mediram esforços em proporcionar à comunidade cruzeirense uma das melhores e maiores festas do município.