Visita Denis Picco

07 de maio de 2014

Engenheiro Agrônomo da Itália Denis Picco faz apresentação do Projeto LEITENERGIA em Cruzeiro do IguaçuDenis Picco é Engenheiro Agrônomo do CETA (Centro de Ecologia Teórica e Aplicada) da Itália, e veio para o Brasil consolidar a parceria entre a Região Autônoma de Friula Veneza Giulia (RAFVG), CETA, Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu e a Universidade tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que consiste em transformar dejetos animais e vegetais em biogás. Durante a semana foram realizadas várias atividades e foram também visitadas várias propriedades e empresas, entre elas o Laticínio do município e a “Foz do Chopim Energética”. Na terça-feira dia 06 ouve uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Cruzeiro do Iguaçu para tratar do Projeto de cunho Internacional denominado “LEITENERGIA”. Estavam presentes; o Prefeito Municipal Luiz Pontes e a 1ª Dama Geni Pontes, o Vice-prefeito Reni Kovalski e esposa, o professor Cleverson Burso representando a UTFPR, Luciano Biancato representando a COASUL, a Presidente da câmara de vereadores Lurdes Bertoldo, no ato representando os demais vereadores, secretários municipais, Edison Pin médico veterinário da secretaria de agricultura do município e articulador desta parceria, e Denis Picco, que na oportunidade explanou sobre o Projeto. Denis sanou as dúvidas dos presentes e falou da importância desta iniciativa. Em síntese o Projeto LEITENERGIA visa à reciclagem dos resíduos da biomassa vegetal e animal, produzindo o “Biogás”, e na sequência energia térmica e elétrica, tornando o estabelecimento (Indústria ou propriedade) com auto-suficiência energética, além de amenizar o impacto ambiental. O Prefeito Luiz Pontes falou da satisfação em discutir a viabilização de energias renováveis para proteger o nosso meio ambiente. Agradeceu a todos pela presença, mas principalmente aos vereadores por entenderem a importância do projeto, votando favorável.Na foto: Médico veterinário Edison Pin, Presidente da Câmara de Vereadores Lurdes Bertoldo, Dr. Denis Picco, Prefeito Luiz Pontes, vereador José Bertoldo e o professor Cleverson Burso da UTFPR.