Convênio LEITENERGIA

09 de maio de 2014

O Município de Cruzeiro do Iguaçu assinou termo de cooperação tecnológica e financeira com o Centro de Ecologia Teórica e aplicada (CETA), instituição de serviço voluntário, de solidariedade e de imigração, sem fins lucrativos, o CETA está localizado na Região Autônoma de Friuli Venezia Giulia (RAFVG), em Gorizia, Itália. A Região de Frilui Venezia Giulia é que está financiando o Projeto com a contribuição de € 24.010,00 (vinte e quatro mil e dez euros). O Projeto tem a intenção de reforçar a cooperação com o Estado do Paraná (Brasil) e, em especial, com a região sudoeste paranaense, fortalecendo o relacionamento com a comunidade de compatriotas que vivem nessa região, através da transferência de tecnologia para produção de energia renovável a partir do resíduo agrícola, objetivando soluções de melhores práticas para a proteção do sistema Rio Chopim, Rio Iguaçu e por conseqüência do Parque Nacional do Iguaçu. Além do município de Cruzeiro do Iguaçu e do CETA, são parceiros do Projeto a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) Campus Dois Vizinhos, a empresa de consultoria PIN & PIN, e indiretamente a ITAIPU BINACIONAL.O Projeto foi aprovado pelo legislativo municipal de Cruzeiro do Iguaçu e a assinatura do termo de cooperação aconteceu no dia 09 de maio de 2014 nas dependências da UTFPR em cerimônia específica.Segundo o representante do CETA, prof. Dr. Denis Picco, que veio da Itália ao Brasil para alinhar os trabalhos com a equipe técnica do município de Cruzeiro do Iguaçu e os demais parceiros, essa parceria é muito importante porque a Itália quer compartilhar as boas práticas e soluções tecnológicas com o Brasil. O Projeto esta em linha com a área temática prioritária de intervenção que visa apoiar as políticas para proteção do patrimônio ambiental e cultural do Programa Regional de Cooperação para o Desenvolvimento e com atividades da parceria internacional 2012-2013, de acordo com os objetivos da União Européia do Banco Mundial. “Fiquei muito contente em conhecer o Brasil e pela recepção que tive aqui por parte dos envolvidos, em especial pela Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu. O Brasil é muito bonito! Virei mais vezes!” exclamou Denis Picco. “Estamos cientes de que este processo inicial é de estudos e levantamentos de dados, tanto em nosso município como também nos municípios vizinhos. Deixamos à administração municipal através da equipe da secretaria de agricultura a disposição para viabilizar a concretização deste projeto, tendo em vista a necessidade de cuidarmos do meio ambiente aproveitando ao mesmo tempo os recursos renováveis. Aproveito para agradecer os parceiros neste processo, e a câmara de vereadores que aprovou o projeto”, comentou o Prefeito Municipal Luiz Pontes.Veja fotos da reunião do dia 08 de maio na UTFPR:Assinatura convênio LEITENERGIAO Termo de Cooperação do Projeto LEITENERGIA foi assinado pelas partes:CETA - Eng. Roberto Della Torre, UTFPR Campus Dois Vizinhos - Alfredo de Gouvêa, Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu – Prefeito Luiz Alberi Kastener Pontes, e PIN & PIN - Dilva Inês Rizzi Pin Sócia Gerente.