Projeto "LEITENERGIA"

12 de maio de 2014

CRUZEIRO DO IGUAÇUCom parceria italiana, foi lançado o projeto LeitenergiaMunicípio é parceiro da UTFPR e do Centro Ecológico de Teoria Aplicada (Ceta), de Gorizia, na Itália. Publicado em: 09/05/2014 Pelo JdeBAutor(a): Alexandre Baggio A reunião, na manhã de ontem, 8, selou a parceria entre as entidades.Na manhã de ontem, 8, no mini-auditório do campus da UTFPR de Dois Vizinhos, aconteceu a assinatura dos convênios que criaram o projeto de cooperação internacional Leitenergia, alternativas de produção bioenergética renovável.O primeiro momento será de análise, onde uma pesquisa vai apontar os resíduos produzidos no município e região e determinar as potencialidades. No futuro, a intenção é tornar as propriedades e indústrias do campo auto-suficientes na produção energética, num trabalho que também vai amenizar o impacto ambiental. A parceria uniu a universidade, a prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu e o Centro Ecológico de Teoria Aplicada (Ceta), de Gorizia, na Itália. Na ocasião, o engenheiro agrônomo Denis Picco, do Ceta, participou da solenidade e destacou que o projeto busca a reciclagem dos resíduos da biomassa vegetal e animal para produção de biogás e, na sequência, energia térmica e elétrica. O professor Edson Pin, que estava fazendo doutorado na Itália e conheceu o trabalho da Ceta, foi o idealizador do projeto. "Quando soube do grande projeto que era realizado lá, resolvi conhecer de perto. Fui até o Ceta e conversei com o Denis, que me fez muitas perguntas sobre naossa região. Depois de um tempo eu voltei lá e ele me informou que tinha o projeto aprovado. Unimos a UTFPR, a prefeitura de Cruzeiro e o Ceta para esse grande trabalho que terá, num primeiro momento, a fase de estudos", contou. O professor Almir Gnoatto, diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR, comentou que a ideia da UTFPR é trabalhar a internacionalização. Ele ainda comentou que a entidade participou projeto que elaborou o queijo do Sudoeste, que também teve parceria com italianos. "A ideia surgiu a partir da ida do Edson Pin para a Itália. Avaliamos, a prefeitura de Cruzeiro achou importante e hoje estamos dando esse passo importante", comemorou. Reni Kovalski (PT), vice-prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, declarou a satisfação de fazer parte da parceria. "É um primeiro passo, onde vamos estudar e levantar possibilidades, mas temos muita alegria em ser pioneiros e tenho certeza que, no futuro, vamos implantar um projeto que vai gerar mais lucro para a população e para o meio ambiente", analisou. Denis falou sobre seus estudos na Europa e comentou que, desde o primeiro contato com Edson, teve muita curiosidade de saber sobre a região. "Na Itália se faz muito disso e o biogás é uma grande solução, um modo de valorizar o resíduo". Luiz Carlos Peretti, da agência de desenvolvimento do Sudoeste, falou sobre a entidade, a realização do projeto do queijo do Sudoeste e elogiou a atitude dos envolvidos na parceria. Já Alfredo de Gouvêa, diretor do campus duovizinhense da UTFPR, falou sobre o Universidade sem Fronteiras. "Essa é a concretização do Universidade sem Fronteiras. Nosso professor volta e traz uma parceria tão importante como essa". Carlos Cantarelli, reitor da UTFPR, destacou o esforço que fez para estar no evento. "Não estava na minha agenda, mas fiz questão de vir pelo o que esse convênio representa. Esses momentos consolidam ainda mais nossa Universidade", completa. Ele ainda fez um apanhado histórico da instituição, falou sobre os desafios e a internacionalização da UTFPR. "Temos muitos convênios com universidades de fora e é isso que queremos, que cada campus tenha parcerias no exterior nas áreas características", conclui.