Palestra 18 de maio

16 de maio de 2014

Na tarde desta sexta-feira dia 16 o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o Conselho Tutelar de Cruzeiro do Iguaçu promoveram no Centro Cultural Daniel Túrmina Júnior uma Palestra sobre o dia 18 de maio, (Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes), com a Promotora Titular da 2ª Promotoria Pública da Comarca de Dois Vizinhos, com atribuição na área da proteção dos direitos da criança e adolescente, Exma. Dra. Beatriz Aguiar Arend Schmitt. A Presidente do CMDCA Jocenir Giraldi deu início ao evento fazendo um breve relato do significado desta ação, e logo após convidou para fazerem parte da mesa de honra, o Prefeito Municipal Luiz Pontes e a Primeira Dama Geni Pontes, o Vice-prefeito Reni Kovalski e sua esposa, Maria Kovalski representando a APMI, a Presidente do Conselho Tutelar Janete Flores Vieira e as conselheiras Suelen, Édina, Cristiane e Débora. O encontro contou também com a presença da equipe do CRAS, Secretaria de Assistência Social, diretores, professores e alunos dos Colégios Estaduais; Dr. Arnaldo Busato de Cruzeiro do Iguaçu e Irmã Celestina Maria de Foz do Chopim, além dos alunos do Programa “Jovem Aprendiz”.No uso da palavra o Prefeito Luiz destacou a importância desta campanha. “Como Gestores Públicos, devemos estar sempre alerta para combater esse grande problema da sociedade, para proteger a integridade das nossas crianças e adolescentes. Parabenizo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e o Conselho Tutelar pelo trabalho que desenvolvem em nosso município” destacou Luiz Pontes.Na sequência a Dra. Beatriz palestrou para o público presente enfatizando o problema do abuso para com as crianças e adolescentes. Comentou sobre a diferenciação do “Abuso e Exploração”, seja por familiares, amigos ou pessoas próximas que se aproveitam da vulnerabilidade, praticando o abuso ou explorando comercialmente os menores. “Precisamos pensar de uma forma coletiva, em mecanismos de prevenção, onde a família, estado e a sociedade possam na prática se unir para combater esse mal”, destacou, e ainda, “quando você souber de alguém que está violentando fisicamente ou sexualmente de uma criança ou adolescente, não pense duas vezes, denuncie, disque 100”, lembrou a Dra. Beatriz, que também respondeu a questionamentos sanando as dúvidas dos presentes. Finalizou agradecendo pelo convite e se colocando a disposição para maiores esclarecimentos.Por fim a Presidente do CMDCA agradeceu a todos os presentes e aos que se envolveram de uma forma ou de outra para que essa campanha obtivesse o maior alcance possível. “Obrigado ao Prefeito Luiz e Vice Reni, as Secretarias Municipais, Cultura, CRAS, Colégios Estaduais, Escolas Municipais, APAE, APMI, Pastoral da Criança, Clube dos Idosos, Igrejas, pelo grande apoio”, disse Jocenir, finalizando com a frase: “Quem não denuncia também violenta”.