Projeto "LEITENERGIA"

07 de agosto de 2014

O Projeto LEITENERGIA, que objetiva a transferência de tecnologias da Itália para o Brasil, tem como agente financiador a “Regione Autonoma Friuli Venezia Giulia”, por intermédio do CETA (Centro de Ecologia Teórica e Aplicada), e os seguintes parceiros aqui no Brasil: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e empresa Pin & Pin LTDA. Com objetivo de alcançar as ações previstas nas primeiras etapas do Projeto, no dia 06 de agosto foi desenvolvida uma palestra técnica direcionada para os funcionários e diretores da empresa Laticínios Cruzeiro Ltda. No encontro, foram enfatizadas as ações desenvolvidas no diagnóstico das potencialidades do meio rural e da indústria Láctea. Na oportunidade o Médico Veterinário Edison Pin conduziu a palestra com o apoio da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, expondo as informações referentes à produção de energia BioRenovável.Após o diagnóstico regional, a segunda etapa do projeto pretende pleitear outros recursos para incentivar a construção de Usinas de Biogás, que produzirão gás a partir da fermentação de dejetos de animais, vegetais e resíduos de laticínios. Na sequência os biodigestores, irão converter o gás em energia térmica e elétrica, determinando a autossuficiência energética da propriedade. Estas são algumas das atividades que o Projeto LEITENERGIA, através de seus idealizadores pretendem viabilizar para os municípios do Sudoeste do Estado do Paraná e em especial em Cruzeiro do Iguaçu.