Encerramento Agosto Azul 2014

29 de agosto de 2014

Na última sexta-feira dia 29 aconteceu no Centro Cultural Daniel Túrmina Júnior de Cruzeiro do Iguaçu o encerramento da campanha “Agosto Azul”. Mês dedicado a fortalecer as ações de prevenção e promoção da Saúde do Homem, o “Agosto Azul” surgiu com o intuito de alertar a população masculina para a manutenção de hábitos saudáveis. Em Cruzeiro do Iguaçu durante todo o mês de agosto foram feitas diversas atividades através da Secretaria de Saúde, em empresas com palestras e ações preventivas e educativas com equipes multidisciplinares. No Centro de Saúde foram realizados exames simples como testes para diabetes, hipertensão, AIDS, sífilis e hepatites B e C. A Secretária de Saúde Cleusa Pinzon iniciou com as boas vindas aos presentes, agradecendo a presença de todos, em especial o Prefeito Municipal Luiz Pontes. A noite foi dividida em dois momentos: primeiramente a farmacêutica Karen Cardoso Ubiali ministrou a palestra sobre as “Doenças da Próstata”, explicando sobre a importância de fazer o exame da próstata anualmente, principalmente para homens com mais de 45 anos, ou acima de 40 anos para quem tem histórico do câncer na família. O diagnóstico precoce do câncer torna o tratamento muito mais eficaz. Logo após, a cirurgiã-dentista Dra. Cristiele Busnelo palestrou sobre o “Câncer de Boca”. Segundo pesquisas realizadas os homens são menos cuidadosos com a saúde bucal do que as mulheres, e por consequência no Brasil somente em 2014 haverão 11.280 novos casos de câncer de boca em homens, enquanto em mulheres serão pouco mais de 4 mil. Cristieli esclareceu sobre como detectar os sinais e sintomas do câncer de boca além do câncer de garganta. Uma das melhores formas de observar é o autoexame. A Secretaria de Saúde avaliou positivamente a campanha “Agosto Azul”, desde a participação dos funcionários nas empresas, a presença do público masculino no Posto de Saúde e o grande número de presentes na noite de sexta-feira na Palestra de encerramento no Centro Cultural.Ao final do evento os homens com faixa etária a partir de 40 anos receberam a solicitação para realizar o exame preventivo do Câncer de Próstata (PSA).O homem tem que se preocupar mais com a saúde. É importante ir ao Posto de Saúde para prevenir, e não quando já estiver sentindo algum sintoma. “Doenças”, quanto antes detectar, melhor.