Outubro Rosa

09 de outubro de 2014

Várias atividades estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu no mês de outubro, é o “Movimento Outubro Rosa”, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção dos cânceres, em especial o de mama. A programação iniciou na segunda-feira, dia 06 com uma carreata saindo de Cruzeiro do Iguaçu até o Distrito de Foz do Chopim. Na quinta-feira, dia 09 a equipe de saúde da Unidade de Foz do Chopim realizou a “2ª Caminhada Rosa”, com a participação das colaboradoras da empresa Latreille, mobilizando a população feminina da comunidade. Dentre as atividades programadas para o mês de outubro, as equipes de saúde da família desenvolveram um cronograma para Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Chopim e interior, com orientações preventivas para diagnóstico precoce do câncer de mama, tais como: alimentação saudável, atividade física, controle do peso corporal e evitar consumo de bebida alcóolica e cigarro; realizando também o exame clínico de mamas e a solicitação de mamografias, além das coletas de preventivos. Reforçamos as mulheres para que fiquem atentas aos principais fatores de risco do Câncer de Mama: ter mais de 50 anos, histórico familiar, maternidade tardia, uso de álcool e fumo e tratamento com hormônios femininos. A Enfª. Marcia da equipe de saúde da família de Foz do Chopim e interior enfatiza a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para população feminina quanto masculina, pois apesar do enfoque ser “Outubro Rosa”, devido à população feminina ter mais participação na prevenção, há um número considerável de homens com câncer de mama.Na terça-feira dia 14, está programada palestra sobre a Saúde da Mulher na Empresa Latreille, pelo período da manhã em Cruzeiro do Iguaçu e a tarde em Foz do Chopim. Como encerramento, convidamos a população para evento programado no Centro Cultural em Cruzeiro do Iguaçu, com data a ser divulgada.

FonteSecretaria Municipal de Saúde