Combate à Dengue

06 de março de 2015

Foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na tarde de sexta-feira dia 06, reunião sobre os níveis de infestação da dengue em Cruzeiro do Iguaçu e nos municípios da região, bem como traçadas estratégias e ações a serem desenvolvidas para evitar uma epidemia. O encontro contou com a presença de Eraldo Machado médico veterinário, e Danilo Berton Coordenador da Dengue, ambos da 8ª Regional de Saúde, a Secretária de Saúde Cleusa Pinzon, o Diretor da Vigilância em Saúde e coordenador da dengue no município Marcos Zaffari e a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica Elisangela Bertol, que conduziram o encontro. Também o Presidente da Câmara de Vereadores Elton dos Santos Major, a vereadora Lurdes Bertoldo, Secretários e membros de diversos setores da administração municipal, além de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e sociedade organizada.Na oportunidade foram feitas orientações referentes ao planejamento diante da mudança do quadro de infestação que ocorreu nos últimos dias, para evitar que se transforme em uma epidemia. Cruzeiro do Iguaçu já está com 01 caso confirmado. Segundo a enfermeira Elisangela estamos vivendo um momento muito crítico. “Temos um caso confirmado e temos mais dois suspeitos, todo o nosso perímetro urbano apresenta infestações, segundo constatação das Agentes de Endemias. Precisamos mobilizar toda a sociedade cruzeirense para evitarmos o pior”, salientou.Eraldo Machado, lembra que em janeiro estávamos com zero, o número de notificações, e agora já estamos com 224 casos notificados (suspeitos) pela 8ª Regional, 8 casos confirmados, e a previsão da regional é de que o número de casos positivos seja ainda maior em virtude dos atrasos nos resultados dos exames pela paralisação dos caminhoneiros. “O momento é delicado e requer o compromisso de todos, não somente dos agentes, mas cada um precisa fazer ainda mais, todos pensando pela comunidade. Se a epidemia se instalar é o caos”, relata Eraldo. “Dengue hemorrágica mata, por isso deve-se tratar de forma correta e rápida”, completa ainda.Danilo Berton propôs algumas ações a serem realizadas para agilizar e otimizar o trabalho: Fazer a dedetização com o inseticida nos lotes; remoção dos criadouros, adentrando as residências e empresas junto com o proprietário para coletar todo o material que possa acumular água parada; “Busca Ativa” dos Agentes fazendo o levantamento, vistoria nos lotes e remoção de materiais que acumulam água; e entre outros. “Neste momento tem que ser feito 100 por cento da remoção desses materiais”, lembra Danilo.Marcos Zaffari comentou que sempre foram realizadas atividades de combate ao mosquito da dengue. “Em 2013 foi identificado o primeiro mosquito, em 2014 aumentou esse índice e foi realizado o “Arrastão de Combate à Dengue”, no mês de setembro, mas com a chegada do verão, o calor e as chuvas intensas propiciaram a proliferação do AEDES AEGYPTI”, destacou Marcos.Elisangela lembra ainda que será organizado junto a Secretaria de Educação um trabalho de atividades interativas com os alunos da Rede Municipal de Ensino promovendo tarefas de casa para que as crianças envolvam os pais nesse processo, estimulando a retirada dos materiais criadouros da dengue.É muito importante fazer a separação do lixo reciclável e do lixo orgânico para acabar com o principal criadouro do mosquito, “o lixo”. Outra orientação é que a população use o repelente para evitar a picada do mosquito. Além da Dengue, o Aedes Aegypti também é transmissor da Febre Chikungunya, ambas com sintomas idênticos.Para finalizar a Secretária de Saúde Cleusa Pinzon agradeceu a presença de todos dizendo: “temos que estar sempre alerta, cada um de nós fazer ainda mais para podermos combater esse mal”.O próximo passo será o “Plano de Ações” para o efetivo combate a infestação.