SIM

11 de março de 2015

A Administração Municipal do Cruzeiro do Iguaçu, preocupada com as famílias que trabalham com produtos processados artesanalmente e com a qualidade deste mesmo produto que chega a mesa do consumidor, formalizou uma parceria com o Curso de Farmácia da UNISEP (União de Ensino do Sudoeste do Paraná) para auxiliar os produtores no enquadramento do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Trata-se de um convênio onde os profissionais da Secretaria da Agricultura com a colaboração com a Vigilância Municipal, juntamente com os estagiários da UNISEP fazem visitas nas propriedades produtoras, coletam amostras dos produtos e realizam análises microbiológicas no laboratório da faculdade. Na sequência, as equipes voltam às unidades produtoras para apresentarem o diagnóstico e também para repassar as orientações técnicas de Boas Práticas de Fabricação (BPF). A Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Iguaçu (ACECI) está apoiando a iniciativa, pois o mercado local poderá adquirir essa produção, e repassar ao consumidor um produto saboroso com qualidade comprovada.No início desta semana as estagiárias do Curso de Farmácia da UNISEP estiveram juntamente com o responsável pela Vigilância Sanitária do município, Edison Antonio Pin, no Distrito de Foz do Chopim para realizar a primeira etapa do trabalho: monitorar a qualidade de produtos caseiros, feitos no município para credenciamento no SIM com o selo de garantia, para poder comercializar no território municipal.Na imagem a produtora Dona Maria Mondardo; e logo abaixo o Sr. Maneco e Dona Adélia; juntamente com as estagiárias.