20 de março de 2015

Na manhã da última sexta-feira dia 20 o Secretário Municipal de Agricultura de Cruzeiro do Iguaçu João Carlos Ghedin, participou na sede da AMSOP em Francisco Beltrão, de um encontro promovido pela ASSEMA (Associação dos Secretários Municipais de Agricultura). Na oportunidade foram levantados vários assuntos pertinentes à agricultura do sudoeste do Paraná. O Presidente da ASSEMA Hélio Vanzeto iniciou apresentando a pauta da reunião, e em seguida passou informações sobre a “Crise do Leite”, como está à situação hoje, e quais diretrizes seguir.O Chefe Regional Francisco Beltrão da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA) Ruan Artigas, juntamente com Odenir de Barba (SEMA) Sérgio Carniel (EMATER) Fco. Beltrão, e representante do IAP e Sindicato Rural, transcorreram sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), que trata da “Reserva Legal”. Outros assuntos foram o: Projeto “Leite Sudoeste”; Redução de Perdas na Colheita da Soja – Eficiência e Rentabilidade; além da apresentação do Projeto de Termo de Cooperação Internacional “LEITENERGIA”, feita pelo Secretário João Carlos e pelo Professor da UTFPR campus Dois Vizinhos Almir Gnoatto. Este projeto envolve vários parceiros, no Brasil a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e empresa Pin & Pin LTDA, e na Itália a Região Autônoma de Friuli Veneza Giulia (RAFVG) e o Centro de Ecologia Teórica e Aplicada (CETA). O “LEITENERGIA” foi também apresentado a tarde durante uma palestra com o tema “O mundo e a tecnologia de RSU” (Resíduos Sólidos Urbanos), ministrada por Júlio Gurgel de Santo André – SP, onde além dos secretários municipais estavam presentes os representantes dos órgãos de extensão do Governo do Estado (SEMA, SEAB, EMATER, IAP), prefeitos e vice-prefeitos da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).Na foto ao centro o Secretário João Carlos Ghedin.