LEITENERGIA

23 de março de 2015

O Projeto de Termo de Cooperação Internacional “LEITENERGIA” foi apresentado pelo Secretário de Agricultura de Cruzeiro do Iguaçu João Carlos Ghedin e pelo Professor da UTFPR campus Dois Vizinhos Almir Gnoatto, durante evento na AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). No evento estavam presentes, além do Secretário João Carlos e o professor Almir: Edison Pin da Empresa parceira Pin & Pin, Reni Kovalski Vice-prefeito de Cruzeiro do Iguaçu e as estagiárias do Projeto Carila Costa e Diane Pilonetto (UTFPR). A apresentação foi realizada durante palestra sobre a destinação de Resíduos Urbanos: com o tema “O mundo e a tecnologia de RSU” (Resíduos Sólidos Urbanos), ministrada por Júlio Gurgel de Santo André – SP, onde além dos secretários municipais de agricultura estavam presentes os representantes dos órgãos de extensão do Governo do Estado (SEMA, SEAB, EMATER, IAP), prefeitos e vice-prefeitos da AMSOP. Segundo o professor Almir (UTFPR), o LEITENERGIA é um modelo de gestão sustentável a ser aplicado no Sudoeste do Paraná, para planejar a exploração dos dejetos bovinos, suínos e das águas residuais dos laticínios para a produção de Biogás, com o objetivo de introduzir um modelo ambientalmente correto de gestão de resíduos animais e lácteos com o uso de um software (fornecido pelo *CETA) que faz a “Avaliação de Viabilidade” técnica e financeira nas empresas e/ou propriedades rurais. A princípio o Estudo de Caso (Avaliação de Viabilidade) esta coletando dados em um Laticínio e em uma unidade produtora de suínos e gado leiteiro em Cruzeiro do Iguaçu. “Posteriormente estaremos buscando novas parceiras no sentido da implantação do sistema de produção. Para isso estamos em contato com a Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás/CIBiogás-ER”, destaca Almir, afirmando que o Projeto deverá ser estendido para todo o Sudoeste do Paraná.Este projeto envolve vários parceiros, no Brasil a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e empresa Pin & Pin LTDA, e na Itália a Região Autônoma de Friuli Veneza Giulia (RAFVG) e o *Centro de Ecologia Teórica e Aplicada (CETA).