Viagem de Estudo

25 de março de 2015

Professores de Arte, coordenadoras, diretoras e equipe da Secretaria Municipal de Educação realizam viagem de estudos à Prudentópolis-PR, para conhecer a Arte Ucraniana.Através da Formação Continuada “Orientação do Trabalho Pedagógico com Arte e Literatura Infantil: Orientação teórica e metodológica” coordenada pela Doutora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A equipe da Secretaria Municipal de Educação, diretoras e coordenadoras das unidades escolares e professores de Arte, ao todo 16 pessoas, realizaram no dia 23 de março uma Viagem Pedagógica Cultural ao Município de Prudentópolis-PR.A Atividade realizada é vinculada ao Projeto Educativo Especial sobre a Arte Ucraniana “Pêssankas: Os encantos da Arte Ucraniana” que busca aproximar as crianças com as diferentes culturas e técnicas relacionadas à arte, presentes no nosso estado. A cidade de Prudentópolis é a cidade brasileira com maior número de descendentes ucranianos e também rica em cultura e arte. Durante a viagem de estudo, as equipes e professores tiveram a oportunidade de estar participando de uma demonstração da Pintura das Pêssankas, ministrada pela artesã Vera Lúcia Daciuk que tem mais de 20 anos de trabalho na área, realizaram visitas ao Museu do Milênio, Igreja São Josafat, onde foram orientados pela Sra. Meroslav, Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada, também foram recebidos no Centro Turístico do Município pela Secretária Municipal de Indústria e Comércio Sra. Cristiane Boiko, onde participaram de uma exposição de Artesanatos locais através do Projeto “Prudentópolis Tem”, além dessas atividades conheceram a APRUART – Associação Prudentópolitana de Artesanato e Machula Artesanatos. A atividade realizada contribuirá muito para o desenvolvimento do Projeto com as crianças, podendo repassar a elas todo o conhecimento adquirido.

FonteSecretaria Municipal de Educação