LEITENERGIA

02 de abril de 2015

Equipe LEITENERGIA realiza Visita Técnica em Propriedades Produtoras de Biogás coordenadas pelo CIBIOGASOs parceiros do Projeto LEITENERGIA (UTFPR DOIS VIZINHOS, PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO IGUAÇU E PIN & PIN LTDA) visitaram no último dia 01/04, duas propriedades modelo produtoras de Biogás, as quais são acompanhadas pelo CIBIOGAS do Parque Tecnológico da Itaipu (PTI). A primeira visita foi na Fazenda Iguaçu StarMilk, no município de Céu Azul. A fazenda possui uma área com aproximadamente 1000 hectares, sendo uma importante produtora de grãos (milho e soja), além de ser referência na produção de leite. O plantel da propriedade é de 1100 vacas leiteiras, com aproximadamente 550 em lactação. O sistema utilizado é de confinamento total e a ordenha é feita 3 vezes ao dia (às 5, 10 e 15hs). A propriedade produz diariamente cerca de 28.000 litros de leite. Com esse alto volume de produção muito resíduo é gerado e deve ser destinado corretamente. Atualmente 100% dos resíduos gerados pela atividade são utilizados para produção de bioenergia, no caso o biogás, através de um gerador. A propriedade é autossuficiente na questão energética e ainda alimenta a rede de distribuição com a energia excedente. Os resíduos finais são encaminhados para uma sequência de lagoas de decantação onde permanecem por no mínimo 90 dias. Após esse período o proprietário utiliza a massa final como adubo em suas lavouras.A segunda propriedade rural visitada foi a Granja São Pedro (Família Columbari), município de São Miguel do Iguaçu, cuja principal atividade é a recria de suínos. A granja trabalha com um plantel de 5000 animais, os quais geram da mesma forma, uma grande quantidade de massa residual. Todo esse resíduo é canalizado para biodigestores, onde são produzidos cerca de 700 m³ de biogás/dia. O biogás produzido alimenta um gerador que produz energia elétrica para o sustento de toda propriedade (1/3 da produção) e o restante é transferido para a rede de distribuição da concessionária paranaense. A energia transferida para a rede de distribuição pode ser compensada pela propriedade, mas não pode ser vendida, de acordo com novas regras estabelecidas pela ANEEL. O proprietário utiliza os efluentes finais na irrigação de 20 hectares de pastagem, onde mantem cerca 200 bovinos de corte. As visitas foram acompanhadas por técnicos do CIBIOGAS e da UTFPR Campus Medianeira.

FonteÉdson Bertoldo