PR 473

07 de maio de 2015

Nesta quinta-feira dia 07 o Prefeito Municipal Luiz Pontes, o Presidente da Câmara Municipal de vereadores Elton dos Santos Major, os vereadores Flávio dos Santos, José Bertoldo, José França, e a vereadora Lurdes Bertoldo, estiveram na obra de recuperação da PR 473 próximo a Praia Municipal para uma reunião de esclarecimento junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Na oportunidade o Engenheiro do DER Roberto Machado dos Santos acompanhado por George Penso que fiscaliza o controle de qualidade da obra, e o responsável pela empresa Dalba Alcemar, explicaram o que está sendo realizado no local. “Desde o início foi bem complicado, pois tivemos dificuldades para encontrar uma empresa que realizasse o serviço de perfuração para inserir os “tirantes”, atrasando assim o início da obra, e entre outros”, explica Roberto. Tanto o Prefeito quanto os vereadores fizeram vários questionamentos, entre eles qual é a previsão de entrega e a possibilidade de liberar o tráfego de veículos no trecho da obra. Roberto explica: “sabemos que o anseio da população é que seja terminada o quanto antes, e o quanto vocês como representantes do povo também são cobrados nesse sentido, porém, a questão de se abrir para o tráfego é muito delicada, porque a todo o momento funcionários estão trabalhando no local, além de máquinas e caminhões, se forçarmos a passagem estaremos gerando risco tanto aos trabalhadores quanto aos usuários. Em relação ao término, a Dalba tem prazo até o dia 31 de julho, estamos em conjunto fazendo o possível para acelerar, mas também temos que levar em consideração alguns fatores que podem influenciar, como por exemplo as chuvas”. Roberto enfatiza que esta obra custa mais de 4 milhões, sendo que em torno de 50% da obra já foi realizada. “É uma obra grandiosa, pois para não corrermos o risco de futuros problemas estamos montando uma estrutura com três muros, com tirantes de aproximadamente 30 metros, grampeando o murro diretamente na rocha, além de galerias para escoar a água proveniente do morro, drenagem e sarjetas. Dos quatro trechos que estão sendo reformados dois já estão prontos para receber a massa asfáltica” complementa Roberto, que foi ainda indagado sobre a possibilidade de no momento em que a obra estiver mais adiantada, se liberar o fluxo pelo menos de veículos pequenos, para que a população do município, principalmente aqueles que precisam fazer este trajeto para trabalharem possam passar por ali. O engenheiro Roberto disse ser complicado, em virtude das razões já citadas, mas considerou a possibilidade, e se comprometeu em tratar do assunto com muito carinho.Após a reunião Prefeito e vereadores acompanharam o engenheiro para apresentar outros trechos que precisam ser concertados, um deles é na Av. Parigot de Souza em Foz do Chopim, que segundo Roberto vai ser reformado. Também foram aos locais em que precisam de redutores de velocidade (lombada): Laticínios Cruzeiro, Linha Vai-já próximo ao cemitério e PR 473 esquina com Av. 26 de abril.