Conferência CMDCA

15 de maio de 2015

Nesta sexta-feira dia 15 de maio foi realizada a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Cruzeiro do Iguaçu, com o tema: “Planos Decenais dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos de Direitos”. A conferência contou com a presença de autoridades políticas, religiosas, representantes de entidades locais, crianças e jovens. Alunos do Coral, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a instrutora Tatiane Fadanelli, cantaram o Hino Nacional Brasileiro, além de apresentarem a canção Vamos Construir. No uso da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Elton dos Santos Major disse; “convoco a todos para que juntos sempre estejamos de olho para dar as nossas crianças uma boa educação, proporcionando-as seus direitos e deveres”. O Prefeito Municipal Luiz Pontes agradeceu a parceria com a com o Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, agradecendo a presença da Chefe Regional Franciele Schimitz e a todos os demais. Franciele agradeceu o convite e falou: “precisamos de momentos como este para discutir a politica da criança e do adolescente, tão importante para todos nós”. “Essa parceria de vários setores da sociedade pensando, discutindo as propostas, aprimora a execução do trabalho” comenta ainda Franciele, finalizando dizendo, “parabenizo a Dona Geni e sua equipe pelo trabalho e pelo comprometimento, o município está muito preocupando e trabalhando intensamente nesse setor da assistência social”. A Secretária de Assistência Social Geni Pontes agradeceu a presença de todos e lembrou a importância desse momento para adquirirmos mais conhecimento e fazermos um trabalho cada vez melhor. Lourdes Zorzi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Cruzeiro do Iguaçu (CMDCA) comentou: “aproveitemos este momento para analisar e discutir as melhores propostas para a defesa das nossas crianças e adolescentes”. A presidente Lourdes também declarou aberta a Conferência logo após a leitura e aprovação do Regimento Interno do CMDCA.A palestra temática foi conduzida pela palestrante do Grupo ACORDAR de São Miguel do Oeste–SC, Taíse Maria Bortoluzzi Piasecki, Assistente Social com especialização na área da criança e adolescente. Taíse iniciou com uma dinâmica, lembrando que a criança e o adolescente carregam consigo a inocência, “precisamos atendê-los tendo sempre em mente o sorriso, a paz e o amor seja onde estivermos, para transmitir a eles segurança. Precisamos acima de tudo conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para sabermos nas entrelinhas quais são exatamente os direitos e deveres da criança e do adolescente”, comenta. A palestrante terminou com uma frase de Ayrton Senna: “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno”. Entre os assuntos abordados, os principais foram os 07 eixos que seguiram para a plenária, dividindo os presentes em sete grupos para discussão, são eles: Eixo 1 – Direito à vida e a saúde; Eixo 2 – Direito à liberdade, ao respeito e a dignidade; Eixo 3 – Direito à convivência familiar e comunitária; Eixo 4 – Direito à educação, a cultura, ao esporte e ao lazer; Eixo 5 – Direito à profissionalização e a proteção no trabalho; Eixo 6 – Fortalecimento das estruturas do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente; Eixo 7 – Reforma política dos conselhos de direito da criança e do adolescente.Após o almoço alunos e os instrutores do Projeto Alegria de Viver Mateus e Vanderson, fizeram duas apresentações culturais, iniciando assim as atividades do período da tarde. As propostas elencadas nos grupos foram apresentadas, discutidas e aprovadas em plenária. Foram escolhidos quatro delegados titulares e quatro suplentes para participarem do encontro regional em Francisco Beltrão. Para finalizar, foram apresentas as entidades e seus respectivos representantes para comporem o CMDCA 2015/2016.