Palestra LEITENERGIA

20 de maio de 2015

“Produção de energia renovável, e proteção ao Meio Ambiente”, foi o assunto abordado.O Projeto LEITENERGIA foi apresentado em palestra na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) nesta quarta-feira dia 20. O encontro contou com a presença dos secretários de agricultura Reni Kovalski de Cruzeiro do Iguaçu e Edson Spiassi de Dois Vizinhos, produtores rurais das três principais cadeias produtivas; suínos, bovinos e aves, técnicos da BRF, e representantes dos parceiros brasileiros: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, UTFPR e PIN & PIN Ltda, que em parceira com a Região Autônoma de Friuli Veneza Giulia (RAFVG) e o Centro de Ecologia Teórica e Aplicada (CETA), da Itália, compõe o Projeto de Cooperação Internacional LEITENERGIA. Inicialmente o Médico Veterinário Dr. Edison Pin (intermediador da parceria Brasil/Itália), abordou “o que é o Projeto LEITENERGIA”. Basicamente o Projeto consiste no aproveitamento de resíduos (animais e vegetais) para produção de Energia Alternativa (calórica e elétrica), o Biogás. Em seguida o Professor Almir Gnoatto da UTFPR explanou sobre o “Estudo de Caso”, apresentando resultados do estudo realizado em Cruzeiro do Iguaçu em dois locais: Laticínios Cruzeiro e Granja Pinzon (suínos e gado leiteiro), onde foram coletados os dados para alimentar o software (fornecido pelo CETA) diagnosticando a viabilidade técnica e econômica para a implantação do sistema de biodigestores. Professor Almir também destacou o grande crescimento da produção no Sudoeste do Paraná, se tornando assim um potencial enorme em produção de Biomassa, e consequentemente na produção do Biogás. Ao final foram abordados e discutidos vários outros assuntos pertinentes à agricultura da região, entre eles, a necessidade de que haja um sistema permanente de incentivo para a produção de energia renovável, e os presentes foram unânimes em ressaltar que além da produção de Energia (Biogás), esse sistema também protege o Meio Ambiente, eliminando drasticamente a emissão de gazes poluentes, e a poluição do solo e da água. Outro benefício é o Biofertilizante. “É preciso sensibilizar as autoridades para essa realidade”, diante disso, foi formada uma equipe de trabalho, para promover encontros e debates referentes às energias alternativas, ficando assim composta: Almir Gnoatto da UTFPR (coordenador), Reni Kovalski Secretário de Agricultura de Cruzeiro do Iguaçu, Edison Pin Médico Veterinário da Secretária de Agricultura de Cruzeiro do Iguaçu ,Edson Spiassi Secretário de Agricultura de Dois Vizinhos, Nédio Spiassi e Miguel Thomas Técnicos da BRF, e Gladecir Marmentini Presidente da Associação dos Suinocultores.