LEITENERGIA

22 de maio de 2015

Na última sexta-feira dia 22 o Projeto de Cooperação Internacional LEITENERGIA foi apresentados na 5ª Semana Acadêmica da UNISEP (União de Ensino do Sudoeste do Paraná), para acadêmicos de Agronomia e Engenharia Ambiental. O Projeto envolve vários parceiros, no Brasil a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e empresa Pin & Pin LTDA, e na Itália a Região Autônoma de Friuli Veneza Giulia (RAFVG) e o Centro de Ecologia Teórica e Aplicada (CETA). “O que é o Projeto LEITENERGIA”? Foi este o principal assunto abordado pelo palestrante Dr. Edison Pin, médico veterinário. “É com muita satisfação que finalizo esta semana acadêmica falando sobre o tema LEITENERGIA, fruto de um período que estive em estágio na Itália, mais precisamente na cidade de Pádova, uma região extremamente desenvolvida”, inicia Dr. Edison. “Este projeto tem como objetivo o aproveitamento de dejetos animais e/ou vegetais para a produção de Biogás, ressaltando que além do benefício econômico, estamos nos preocupando com a destinação dos resíduos das nossas principais atividades agrícolas, cito a suinocultura, bovinos e aves”, comenta o palestrante. Edison demonstrou que é possível obter ótimos resultados com o aproveitamento da biomassa para produzir Energias Renováveis (Biogás), e ao mesmo tempo cuidar da natureza, evitando a poluição do solo e das águas. Ao final o palestrante passou a palavra para Almir Gnoatto da UTFPR, que disse: “para nós é um desafio imenso, olhando para as três principais cadeias de produção já citadas pelo Edison, pois, por um lado é importantíssimo pelo lado econômico, e ao mesmo tempo preocupante pelo lado da contaminação que gera, por isso reforço a necessidade da implantação de projetos como este que estamos apresentando. Precisamos aproveitar este grande potencial produtivo que temos no sudoeste, quebrar muitas barreiras, e uma delas é o apoio das autoridades para que incentive projetos como o LEITENERGIA”, encerrou Almir.