Reunião AMSOP

13 de junho de 2015

O Prefeito em Exercício Reni Kovalski (PT) acompanhado do Presidente do Legislativo Municipal de Cruzeiro do Iguaçu Elton dos Santos Major (PDT) participaram da reunião na sede da AMSOP em Francisco Beltrão, onde estavam presentes prefeitos, vereadores e demais autoridades do sudoeste do Paraná, entre eles o Deputado Federal Assis do Couto (PT).Entre os assuntos, na Pauta: Transporte Escolar diferenciado em virtude da paralisação dos professores; Medidas de contenção de gastos; Saúde; ICMS da Telefonia Celular; Reajuste na cobrança da Iluminação Pública; Estrada Parque Caminho do Colono.Sobre o Transporte Escolar a proposta prévia do governo é: Dias letivos de 2015 termina em 07 de março de 2016, ou seja, serão repostos dois sábados, todos os dias das férias de julho, seguindo até o dia 23 de dezembro de 2015, e mais, do dia 01 de fevereiro à 07 de março de 2016.O Presidente da AMSOP Altair José Gasparetto deu a abertura e passou a palavra para o Presidente da Comissão de Educação Hélio Alves que conduziu a discussão sobre o Transporte Escolar. Alguns prefeitos se pronunciaram dizendo: “Quem não pode perder é o aluno, mas a situação financeira dos municípios não é agradável”. “O desgaste para os municípios será grande”. “Nossa principal preocupação deve ser o aluno”. “Não é culpa do pai e nem do aluno, cada município tem a sua realidade, mas se for de consenso de todos e perante a manifestação do Ministério Público, precisamos priorizar a educação”. “A obrigação do transporte escolar é do Governo do Estado”.Será agendada uma audiência com o Governador para as devidas reivindicações. O encontro contou com a presença dos Chefes de Núcleos Regionais de Dois Vizinhos Nivaldo Florentino, Pato Branco Rita de Cássia Cordeiro Augusto e de Francisco Beltrão Paulo Saraiva. Outros assuntos foram ainda pautados e discutidos.O Deputado Federal Assis do Couto relatou sobre crise econômica. “Teremos ainda algumas dificuldades durante o transcorrer do ano de 2015” comenta Assis, e ainda, “o Governo deverá fazer alguns ajustes para conter o desaquecimento da economia, por exemplo, o conjunto de concessões de investimentos da iniciativa privada nacional e internacional é um projeto importante para médio e longo prazo”. Também falou sobre a “Estrada do Colono”, o projeto foi aprovado na Câmara, e está em tramitação no Senado Federal. Está sendo divulgado através de folders, informações detalhadas sobre o verdadeiro motivo da reabertura desta estrada, História e oque é o Projeto de Lei.