Conferência da Pessoa Idosa

23 de junho de 2015

Nesta terça-feira dia 23 o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI de Cruzeiro do Iguaçu realizou a II Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara Municipal de Vereadores. A conferência teve como objetivo proporcionar a reflexão e a discussão sobre o Protagonismo e o Empoderamento, e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. Fizeram parte da mesa de honra a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Sr.ª Zélia Gaidzinski, a Secretária Municipal de Assistência Social Sr.ª Geni Pontes, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sr. Elton dos Santos Major, vereadora Lurdes Bertoldo, Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Versi Ferrari, Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima Padre Irineu Caus, com a presença de representantes da Administração Municipal e sociedade civil organizada. O Presidente do Legislativo se pronunciou dizendo: “nosso município é agraciado por pessoa que trabalham em favor do idoso. Vemos que em muitos lugares o idoso é maltratado, muitas vezes por pessoas da própria família. Hoje é um dia muito importante para estarmos discutindo as melhorias que ainda precisam acontecer”. A Secretária de Assistência Social Geni Pontes falou: “é uma honra estarmos reunidos para essa conferência. Agradeço a cada um que se disponibilizou a estar aqui, e por estarmos nos unindo para dar o melhor para a pessoa idosa”. Na ocasião o Coral da Melhor Idade de Cruzeiro do Iguaçu, coordenado pela Instrutora Tatiane Fadanelli e o apoio do Professor Mateus Pinzon no Violão fizeram duas apresentações culturais. A Palestrante Sr.ª Luciane Schneider, Assistente Social no Hospital Regional de Francisco Beltrão. Conduziu um debate sobre o tema da Conferência, ponderando sobre como foi à infância dos presentes; “Oque vocês vivem hoje é oque vivenciaram no passado”. “Como era o convívio no tempo de infância de vocês?”, pergunta Luciane aos idosos. “Era mais difícil” diz a Sr.ª Elga, “Longe da escola, tinha que ir a pé”, comenta a vereadora Lurdes Bertoldo, “O lanche, a gente levava de casa. Era batata assada, broa”, lembra Sr.ª Lurdes Zorzi, e ainda, “Lavava a roupa na sanga”, disse a Sr.ª Irma. A palestrante continua: “Vemos muitas coisas boas em nosso passado, um exemplo, é a educação que se tinha em casa, hoje houve uma inversão de valores que precisamos resgatar”. Em sua palestra Luciane abordou também sobre os direitos da pessoa idosa, entre outros assuntos. Para discutir e angariar reflexões sobre o tema, os presentes foram divididos em grupos para discutir os seguintes eixos: Eixo I – Gestão de Programas, projetos, ações e serviços; Eixo II – Financiamento – Fundos da Pessoa Idosa; Eixo III – Financiamento – Orçamento Público; Eixo IV – Participação – Política e Controle Social; Eixo V – Sistema de garantia dos Direitos Humanos; Eixo VI - Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa; e Eixo VII – A Prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das politicas setoriais. Ao final, as propostas foram apresentadas, discutidas e aprovadas pela plenária.