Confer. Segurança Alimentar

26 de junho de 2015

Nesta sexta-feira dia 26 foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Cruzeiro do Iguaçu a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema; “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: Por Direitos e Soberania Alimentar”. A mesa de honra foi formada pelo Prefeito Municipal em Exercício Reni Kovalski e sua esposa Maria Kovalski, a Secretária Municipal de Assistência Social Geni Pontes, o Chefe Regional da Secretaria de Agricultura Núcleo Dois vizinhos Vinicius Coletti, a representante do Departamento de Segurança Alimentar Eliane Danroso, o chefe da EMATER Dois Vizinhos Waldir Kock, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Elton dos Santos Major, a vereadora Lurdes Bertoldo, Padre Irineu Caus, e a Nutricionista da EMATER de Nova Prata do Iguaçu Monica Gomes Dutra Minozzo. No evento também estavam presentes: Secretários e Diretores Municipais, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Iguaçu Rogério Melara, a Presidente do Clube dos Idosos Rosa Weber da Silva, a Presidente da APMI Zélia Gaidzinski, além de outros membros da sociedade civil organizada e agricultores.A palestra foi conduzida pela Nutricionista da EMATER de Nova Prata do Iguaçu Monica Minozzo. Monica iniciou dizendo: “a fome no Brasil foi diminuída drasticamente, mas a preocupação agora é com “comida de verdade”. Se procurou produzir em grande escala para que tivesse alimento para todos, obrigando a encontrarmos formas de conservar os alimentos por mais tempo, usando aditivos, diminuindo a naturalidade do produto, e assim perdeu-se também a qualidade”.Surgiram no decorrer da conferência alguns questionamentos. “Será que estamos nos alimentando bem”? “É preciso valorizar também a produção local, a agricultura familiar e artesanal, complementando a renda do produtor”. “Importante refletir oque estamos colocando na mesa do nosso consumidor”. “Preocupação com o uso indiscriminado do agrotóxico”, entre outros.Os participantes foram distribuídos em três grupos para discutir os eixos temáticos: Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Eixo 2 – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança alimentar e Nutricional.Em seguida foram escolhidos os delegados que representarão o Município na etapa regional que será no dia 21 de julho de 2015, são eles: Representes governamental: Reni Kovalski (Secretário de Agricultura) e a nutricionista Gislaine Martinazo. Representantes Não governamental: Antonio Rozin e Emerson Filipiak. Ao final foi servido um lanche com produtos da nossa terra e cada participante ganhou uma muda de árvore frutífera, colaboração do Departamento de Meio Ambiente.