Conferência da Saúde

08 de julho de 2015

Com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, foi realizada nesta quarta-feira dia 08 a Décima Primeira Conferência Municipal da Saúde de Cruzeiro do Iguaçu, no Clube dos Idosos do Município. Estiveram presentes inúmeras autoridades: a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama Sr.ª Geni Pontes (representando o Prefeito Municipal Luiz Pontes que cumpria agenda na Capital do Estado), a Secretária Municipal de Saúde Sr.ª Cleusa Bosa Pinzon, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Sr.ª Lourdes Dos Santos Zorzi, Representado a 8ª Regional de Saúde, o Sr. Jauri Szymanski, a responsável pelo Controle Social da 8ª Regional de Saúde Sr.ª Raquel Guancino, a Palestrante da conferência Enfermeira Sonia Inês Volkweis Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sr. Elton dos Santos Major, vereadoras Sr.ª Jovânia Piva e Sr.ª Lurdes Bertoldo, representando o Hospital São Judas (entidade prestadora de serviço à saúde do município) a enfermeira Mirian Lizama Boettcher, e o Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Reverendo Pastor Versi Ferrari. O encontro contou também com vários representantes de entidades governamentais e não governamentais.Pronunciaram-se: Elton dos Santos Major, Raquel Guancino, Jauri Szymanski, Geni Pontes e Cleusa Pinzon. No uso da palavra as autoridades parabenizaram a equipe de saúde do município pelo trabalho desempenhado, e a comissão organizadora da conferência, “importante discutir os avanços e o que ainda precisa melhorar no atendimento à saúde pública”.O Chefe do Departamento de Saúde Marco Zaffari e a Enfermeira Elisângela Bertol demonstraram um panorama da atual situação da saúde em Cruzeiro do Iguaçu; melhorias, conquistas e desafios.Em seguida a palestrante, enfermeira Sonia Inês Volkweis Fernandes, do Instituto ACORDAR de São Miguel do Oeste - SC, fez um breve apanhado da evolução, e trajetória do atendimento a saúde pública no Brasil (atual SUS-Sistema Único de Saúde). Deixou algumas indagações para contribuir com a discussão, informações de onde vem o recurso da saúde, e abordou sobre os eixos que fizeram parte da discussão nos grupos. Os Eixos apresentados foram: Eixo 1 – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Eixo 2 – Participação Social; Eixo 3 – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Eixo 4 – Financiamento do SUS e Modelos de Atenção à Saúde. Os grupos se reuniram por aproximadamente uma hora para apreciarem os eixos. Na sequencia, cada grupo escolheu um representante para fazer a leitura das propostas elencadas, sendo aprovadas por unanimidade. Entre as propostas, a mais apreciada foi a da capacitação dos profissionais da saúde em todas as áreas, na forma de Formação Continuada.Foi escolhido um representante dos usuários do SUS para participar da Conferência Estadual em Curitiba, de 18 a 20 de agosto de 2015, sendo a Sr.ª Enemércia Oneta.A nova equipe do Conselho Municipal de Saúde ficou assim composta: Rosangela Roegelin, Terezinha Gelhen Gonçalves, Valdecir Szepanhuk, Martinazzo, Maria de Fátima Rosa Staviski, CLEUSA BOSA PINZON, Gislaine Martinazzo, Kellyn Janaina Lorenzi e Elisangela Bertol.