CMDCA

09 de julho de 2015

A Comissão Especial Eleitoral promove reunião com candidatos habilitados a concorrerem ao cargo de Conselheiro TutelarA Comissão Especial Eleitoral para a escolha dos membros do Conselho Tutelar do município de Cruzeiro do Iguaçu promoveu uma reunião com os candidatos habilitados a concorrerem ao cargo de Conselheiro Tutelar 2016/2019, para firmarem um compromisso de respeitar o que esta previsto no Edital 001/2015, perante a Presidente da Comissão Especial Eleitoral Sr.ª Jocenir Giraldi e a presidente do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Sr.ª Eleandra Manfroi, para a eleição que será realizada no dia 04 de outubro de 2015 das 8h às 17h.Duas candidatas desistiram do pleito por motivos pessoais, a Sr.ª Eliane Tomas de Miranda e a Sr.ª Jacqueline Vieira dos Anjos Godoy, permanecendo 12 candidatos.A Sr.ª Jocenir Giraldi expôs o conteúdo do Edital 001/2015 e a Retificação do Edital 001/2015, para comentários e esclarecimentos de dúvidas dos participantes, e também sobre a Campanha Eleitoral, oque pode e o oque não pode durante o processo. “A propaganda eleitoral deve ser igualitária para todos”, comenta Jocenir.Foram solicitadas quatro Urnas ao Cartório Eleitoral que serão disponibilizadas no município para a votação do dia 04-10, onde todo munícipe apto a votar terá direito a voto, apresentando o título de eleitor e documento com foto, sendo o mesmo facultativo, devendo votar somente em um dos candidatos. Os locais de votação serão divulgados pelos endereços oficiais do município. A votação será feita através de cédulas, contendo o nome ou apelido do candidato e a foto do mesmo para facilitar a escolha.Todas as informações referentes ao CMDCA e Conselho Tutelar encontram-se no site oficial da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Iguaçu: http://www.cruzeirodoiguacu.pr.gov.br/conteudo.asp?id=4A Sr.ª Eleadra Manfroi, diz que o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, e muito importante no município. “Leia, informe-se, para ter em mente a lei que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um bom conselheiro precisa estar bem informado, cuidando dos cinco direitos fundamentais da criança e adolescente: Direito à Vida e a Saúde; Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade; Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; e Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho”, comenta Eleandra.Ao final os participantes assinaram a ata, e os candidatos reassumiram os compromissos que exige a lei.A Presidente da Comissão Especial Eleitoral deseja a todos uma boa campanha, se colocando à disposição de todos os candidatos e bem como a toda a população, que desejam maiores informações referentes ao pleito.