XI Conferência de Ass Social

24 de julho de 2015

Nesta sexta-feira dia 24 o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Iguaçu, no Clube dos Idosos, com o tema: “CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026”, e com o Lema: “Pacto Republicano no SUAS Rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que Queremos”. O início do encontro foi abrilhantado pelo Coral Municipal, do “Programa: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, com belíssimas canções, dirigido pela Instrutora Tatiane Fadanelli com o apoio do professor Mateus Pinzon nos teclados. Para a abertura do evento foi feita a composição da mesa de autoridades, onde alguns se pronunciaram. O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elton dos Santos Major parabenizou a equipe de Assistência Social pelo cuidado e pelo carinho com as pessoas que mais precisam. O Secretário de Agricultura e Vice-prefeito Reni Kovalski ressaltou: “vemos a participação de todos de suma importância nessas discussões, pois enriquecem as propostas para podermos trabalhar cada vez melhor para a população”. Reni, que no ato representou o Prefeito Municipal Luiz Pontes, justificou a ausência do mesmo em virtude de um compromisso junto à AMSOP. A Secretária de Assistência Social Geni Pontes agradeceu a presença dizendo: “é uma honra recebermos a todos vocês nesta conferência. Obrigado por valorizarem ainda mais o nosso encontro”. Denise Albano, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, agradeceu as pessoas que colaboram de uma forma ou de outra, “com o esforço de todos conseguimos vencer os desafios, agradeço especialmente à nossa equipe de trabalho”, finalizou Denise. Também fizeram parte da mesa de honra o Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima Padre Irineu Caus, a Pastora Celonir Pinheiro da Igreja do Evangelho Quadrangular, e a palestrante, a Assistente Social Fabiane Maróstica. Estavam presentes ainda, representantes de várias instituições: escolas municipais, secretarias municipais, Membros do CMAS, APAE, APMI entre outros representantes da sociedade organizada, e usuários do SUAS.Jocenir Giraldi Técnica do Órgão Gestor e Secretária Executiva dos Conselhos fez um breve relato de algumas das atividades realizadas pela Assistência Social e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cruzeiro do Iguaçu.Em seguida a palestrante do encontro, a Assistente Social Fabiane Natalina Maróstica, falou sobre o tema da conferência; “o que é o SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”; “o sistema que temos hoje e o sistema que queremos”; “a proposição do governo é que consigamos consolidar o SUAS, ou seja , organizar, fortalecer, deixar forte, e como nós vamos fazer isso”? “O que é assistência social”? Foram algumas das abordagens feitas por Fabiane, que disse ainda: “Já trabalhei aqui em Cruzeiro do Iguaçu, e sei que temos uma equipe que é muita organizada, mas infelizmente temos alguns municípios que estão se arrastando nesta área da assistência social”. A palestrante expôs sobre os assuntos que os grupos discutiriam na parte da tarde: O eixo norteador foi: “as diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos – Plano Decenal 2016-2026”, e os subtemas foram: Subtema 1: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; Subtema 2: O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; Subtema 3: Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. Após o almoço, que foi servido no local, se apresentaram em um segundo momento cultural, o professor da oficina de violão, Vanderson Rech, acompanhado pela sua talentosa irmã Poliane, e a aluna Jamili, cantando lindamente, com o acompanhamento do professor da oficina de teclado Mateus Pinzon. Em seguida os participantes foram divididos em grupos de trabalho que através das cinco dimensões apresentadas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), elencaram várias propostas que foram expostas aos demais e aprovadas pela maioria absoluta.Para a etapa regional e estadual foi escolhida a Sr.ª Zenaide Apolinário, da entidade APAE que representará o município.Por fim a Gestora de Assistência Social, Sra. Geni Pontes, agradeceu ao Conselho de Assistência Social, aos usuários e todos os presentes por fazerem parte deste momento tão importante para o nosso município. Serviu-se um lanche e entrega de certificados aos participantes.