Produção Leiteira

31 de julho de 2015

O município de Cruzeiro do Iguaçu tem um grande potencial em produção leiteira, a Secretaria de Agricultura com o apoio da Administração Municipal preocupada em melhorar ainda mais a produção, proporcionou aos produtores de leite do município conhecer uma propriedade modelo neste segmento. A propriedade onde foi realizada a visita técnica é do Sr. Volmar Belusso da Linha Castanha no município de Dois Vizinhos.Mais de 20 produtores cruzeirenses, acompanhados pelo Secretário de Agricultura Reni Kovalski, o Médico Veterinário Dr. Edison Pin e o Técnico Chefe da Divisão Agropecuária Ricardo Grassi, além de outros produtores da região, participaram de dois momentos; Exposição Teórica e Visita Prática. A propriedade faz parte do Projeto “Balde Cheio” da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e é atendida pelo Técnico da COOPERIDEAL Judinei Reino de Moraes, que na exposição Teórica mostrou dados do crescimento da produção e rendimento econômico. Ainda na exposição teórica foram apresentados os resultados zootécnicos e econômicos conquistados em cinco anos de trabalho. Na visita prática os presentes foram conhecer o sistema de produção de leite “À Pasto”. Judinei também falou sobre as “Regras para o Sucesso”: Fertilidade de solo; Manejo das pastagens; Reprodução dos animais; Melhoramento genético; Composição do rebanho; Conforto dos animais; Qualidade do leite; Avaliação de custos e índices zootécnicos.A propriedade do Sr. Volmar é referência em produtividade de leite, com um rebanho de 22 animais, cerca de 84% desses em lactação, produzindo em média/dia 21,1 litros por vaca, em uma área de 12 hectares.O Médico Veterinário Dr. Edison Pin foi o idealizador da implantação do “Balde Cheio” em 2009, quando ainda trabalhava na secretaria de agricultura de Dois Vizinhos. Hoje trabalhando em Cruzeiro do Iguaçu deseja fazer o mesmo, e conta com o apoio da Administração Municipal. O Secretário Reni Kovalski falou do interesse da administração em realizar junto aos produtores o Projeto “Balde Cheio” em Cruzeiro do Iguaçu. “Queremos fazer uma parceria com cada um de vocês, e através deste projeto ter em nossas propriedades o Suporte Técnico para desenvolvermos um trabalho cada vez melhor”, destacou Reni, dizendo ainda, que pretende atender com projeto similar os Hortifruticultores.Um novo encontro será agendado para tratar da implantação do Projeto “Balde Cheio” no município.