Conferência da Educação

06 de agosto de 2015

A I Conferência Municipal de Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação através da Comissão de Revisão do Plano Municipal de Educação, para apreciação e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME), foi realizada nesta quinta-feira dia 06, no Centro Cultural Daniel Túrmina Junior.Na oportunidade se fizeram presentes várias autoridades para a abertura do evento, a Secretária de Educação Vania Savighago, representando o Prefeito Municipal o Vice-prefeito Reni Kovalski, o Presidente do Legislativo Elton dos Santos Major, a vereadora Lurdes Bertoldo, o vereador Silvio Viganó, a Secretária de Assistência Social Geni Pontes, o Pastor Eliel Ferrari, as diretoras das unidades municipais de ensino, Claudia Mafra da Cunha, Lurdes Scotini e Lucimar Bertoldo, o Diretor do Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busato Leonir Ghelen, além de professores, estudantes e representantes da Sociedade Civil Organizada.As discussões tomaram como referência o Documento-Base, elaborado pela Comissão de Revisão do PME, pelas propostas recebidas da comunidade educacional e civil organizada ou de pessoa física.O Prof. Alyson Augusto Padilha (Consultor em Educação), fez uma breve exposição sobre a temática da conferência, destacando alguns pontos que seriam essenciais no momento da discussão em grupos, devendo-se apresentar estratégias para alcançar as metas do Plano, alterar se necessário através de emenda aditiva ou emenda supressiva. “Oque for alterado será apreciado e aprovado pela assembleia, o que não tiver alteração automaticamente estará aprovado”, finaliza Alyson.Os participantes foram divididos em Oito Câmaras Temáticas, cada câmara com um conjunto de metas: 01 - Educação Infantil; 02 – Educação Fundamental; 03 Ensino Médio; 04 Educação Inclusiva e Diversidade Social; 05 – Educação de Jovens e Adultos; 06 – Educação profissional e Superior; 07 – Valorização dos Profissionais da Educação e 08 – Financiamento e gestão. Logo após a discussão das Câmaras Temáticas, as sugestões e alterações propostas, foram apresentadas por um representante de cada grupo. Houve alterações em algumas temáticas, sendo apreciadas e aprovadas na sequência. Para finalizar os trabalhos a Secretaria Vania agradeceu a presença, e a participação de todos no desenvolvimento do Plano Municipal de Educação.