Encontro Temático

18 de agosto de 2015

Na última terça-feira dia 18 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o I Encontro Temático Municipal da Pessoa com Deficiência no município de Cruzeiro do Iguaçu, com o tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, no Centro Cultural Daniel Turmina Junior.Para a abertura do evento foi composta a mesa de autoridades, onde alguns se pronunciaram. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Flávio dos Santos parabenizou a iniciativa, e destacou: “faz-se necessário olhar a pessoa com deficiência com outros olhos, não com discriminação ou preconceito, mas sim com sensibilidade, percebendo as dificuldades que nós enfrentamos, dando voz a todos”. O Secretário de Agricultura e Vice-prefeito Reni Kovalski representando o Prefeito Luiz Pontes, ressaltou a importância deste momento, “esta parcela da sociedade é muito fragilizada e precisa do nosso apoio e incentivo”. A Gestora Municipal de Assistência Social, Geni Pontes, agradece a presença de todos e enfatizou o quão importante para nosso município é este evento, desejando a todos um bom encontro. Estavam presentes também, a Diretora da Escola Viva Vida – APAE Cruzeiro do Iguaçu Diane Túrmina e a palestrante Inês Roseli Soares Tonello.A APAE de Francisco Beltrão se fez presente e realizou uma belíssima apresentação de dança com os alunos. Após o espetáculo a Psicopedagoga Inês Roseli Soares Tonello, que trabalha na APAE de Francisco Beltrão proferiu palestra magna esclarecendo vários pontos referentes ao encontro temático, como principal objetivo, avaliar a política de atendimento a pessoa com deficiência, bem como, definir novas diretrizes através da sugestão de propostas, no sentido de consolidar e ampliar os direitos Socioassistenciais e seus usuários.No evento foram propostas ações para o aprimoramento e implantação de novos serviços nas diversas políticas públicas: Assistência Social, Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Lazer, Trabalho, Segurança Pública, Defesa e Garantia de Direitos, entre outras.