Programa Saúde na Escola

27 de agosto de 2015

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é uma estratégia de integração, política intersetorial da Saúde e Educação, para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integrada.Nesta quinta-feira, 27, a nutricionista Responsável pelo município Graziele Almeida, juntamente com a Equipe da Secretaria Municipal de Educação deu continuidade aos trabalhos referentes ao Programa Saúde na Escola, iniciado em novembro de 2014 nas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As três Unidades escolares foram visitadas pela equipe, Escola Municipal Cruzeiro do Iguaçu, Escola Municipal Foz do Chopim e Centro Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, contemplando os alunos da educação infantil e 1º ano.Na ocasião foi realizada palestra informativa com o Tema “Ações de Segurança Alimentar e Promoção da Vida Saudável”. O conteúdo foi repassado de forma simples e dinâmica, onde as crianças puderam absorver as informações e repassar para seus familiares. Ainda, neste dia as crianças receberam um lanche especial e também um mimo. Este trabalho faz parte do Componente II do Programa Saúde na Escola, o qual todos os professores da Rede já vêm desenvolvendo no decorrer do ano trabalhos com as crianças que contemplam os temas abordados no programa como: Cultura da Paz e Direitos Humanos, Saúde e Prevenção as DST’s, uso de álcool, tabaco e drogas, Prevenção de acidentes e Saúde Ambiental.

FonteSecretaria Municipal de Educação