Projeto Horta Comunitária

09 de setembro de 2015

Com o objetivo de desenvolver práticas e hábitos alimentares saudáveis, promovendo uma boa saúde, bem estar social e fortalecendo o convívio comunitário, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) iniciou no dia 21 de agosto o Projeto Horta Comunitária. A concretização da horta contou com o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Agricultura. O trabalho é desenvolvido pelo instrutor da Secretaria de Agricultura Célio Peres (Técnico Agrícola), que fará o acompanhamento junto aos usuários de Programas Sociais, os quais irão aprender a fazer o canteiro, adubar, manter e também as técnicas de plantio e cultivo de verduras, legumes e hortaliças em geral, bem como as melhores técnicas para se colher as hortaliças naturais, de qualidade, com a possibilidade de levar o resultado do plantio para a casa, além de orientações referentes à conservação de recursos naturais e a compostagem. De acordo com o técnico Célio Peres, “Serão instalados na moradia dos participantes caixas para compostagem”. Para a Secretária de Assistência Social Geni Pontes, todos os esforços conjuntos no sentido de promover ações que melhorem as condições de vida dos usuários são bem vindos. Ao todo, o projeto trabalha com 16 beneficiários do “Bolsa Família” e BPC, e acontece todas as sextas-feiras, com um grupo na horta da Escola Municipal Foz do Chopim e o outro grupo na horta do CRAS, os usuários também participam quinzenalmente de reuniões sócio–educativas.

FonteCRAS