Protesto

21 de setembro de 2015

Nesta segunda-feira dia 21 todas as prefeituras do Paraná participaram do movimento: “Dia Estadual de PROTESTO das prefeituras do Paraná”, promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). O objetivo é mostrar à sociedade, que os municípios não têm mais condições financeiras de manter as responsabilidades transferidas nos últimos anos pelo governo federal, buscando dessa forma, sensibilizar aos governos Estadual e Federal.Cruzeiro do Iguaçu também participou com todos os funcionários públicos municipais concentrando-se na Praça Municipal durante todo o dia. No início da manhã autoridades se pronunciaram sobre o Ato. O Prefeito Municipal Luiz Pontes disse: “Precisamos acreditar no Brasil, um país maravilhoso e com muitas riquezas, mas não podemos cruzar os braços diante da difícil situação que se encontram os municípios. Já adotamos diversas medidas de contenção de despesas, porém o momento requer uma atenção ainda maior”. Luiz Pontes agradeceu a todos que em apoio ao Protesto estavam presentes, dizendo ainda, dirigindo-se aos funcionários, “precisamos de cada um de vocês para fazer o melhor, aos cruzeirenses”. O Vice-prefeito Reni Kovalski falou da necessidade de realizar esse ato no sentido de mostrar à todos, a real situação em que se encontram os municípios, “se continuar dessa forma a administração municipal será inviabilizada economicamente”, finalizou Reni. O Presidente do Legislativo Elton dos Santos Major parabenizou a AMP pela iniciativa. “Esse protesto não deve ser apenas das prefeituras, mas de toda a sociedade, para que se deem condições aos gestores públicos cumprir com todas as suas obrigações”, ponderou Elton Major.Entre as principais reivindicações do Protesto estão a revisão urgente do Pacto Federativo e o aumento de 2% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).O comércio local através da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Iguaçu (ACECI) se solidarizou, e participou do protesto, fechando as portas por meia hora no período da tarde.Ao final do expediente foi realizada uma grande carreata pelas ruas da cidade.