Outubro Rosa

15 de outubro de 2015

Nesta quinta-feira dia 15 os servidores municipais da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu e do Distrito de Foz do chopim, reuniram-se no Centro Municipal de Saúde para tratar da campanha “Outubro Rosa”. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união das pessoas pela saúde feminina e busca estimular a detecção precoce do câncer de mama. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o auto-exame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.Na oportunidade a Secretária Cleusa Pinzon agradeceu pela presença e comentou que através do VIGIASUS foram adquiridas camisetas personalizadas com o tema da campanha, sendo distribuídas para cada um. O Diretor de Saúde Marcos Zaffari repassou informações pertinentes aos trabalhos desenvolvidos pelo setor.A enfermeira Elisângela Bertol, apresentou a programação do “Outubro Rosa”:_Dia 19 a 23/10: Intensificação de preventivo de Câncer de colo uterino;_20/10: Palestra equipe NASF sobre Câncer de mama na Pluma Agro avícola e realização de teste rápido (sífilis, Hepatite C e HIV);_27/10: Palestra equipe NASF sobre Câncer de mama na reunião do Bolsa Família e realização de teste rápido (sífilis, Hepatite C e HIV);_27/10, 29/10, 26/11 e 30/11: intensificação de mamografia no CEONC (Centro de Oncologia de Francisco Beltrão._30/10 Caminhada Rosa em Foz do Chopim as 8h;_30/10 Caminhada Rosa e Palestra Final sobre Câncer de Mama e Colo de Útero. Saída em frente ao Posto de Saúde do Cruzeiro às 19:30 até o Centro Cultural (palestra início 20:00).