SIM

26 de outubro de 2015

No início de 2015 a Administração Municipal do Cruzeiro do Iguaçu, através da Secretaria de Agricultura, formalizou uma parceria com o Curso de Farmácia da UNISEP (União de Ensino do Sudoeste do Paraná) para auxiliar os produtores artesanais no enquadramento do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).Trata-se de um convênio onde os profissionais da Secretaria da Agricultura com a colaboração da Vigilância Sanitária do Município, juntamente com os estagiários da UNISEP, realizaram visitas nas propriedades produtoras, coletando amostras dos produtos e realizando análises, além de repassar as orientações técnicas de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Na última segunda-feira dia 26, o Prefeito Municipal Luiz Pontes (PMDB), o Vice-prefeito e Secretário de Agricultura Reni Kovalski (PT), produtores artesanais, equipe da Vigilância Sanitária e Equipe da UNISEP, foram até a propriedade do Sr. Miguel e D. Maria Mondardo, para realizarem a entrega do Selo de Certificação de Qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), tendo agora a possibilidade de comercializarem tranquilamente seus produtos dentro do território do município.O Dr. Edison Pin, além de médico veterinário da Secretaria de Agricultura, faz parte da vigilância sanitária de Cruzeiro do Iguaçu, e relata: “acompanhei todo esse processo, e me sinto muito satisfeito. Temos o papel de fiscalizar, mas acima de tudo essa parceria da Prefeitura, produtor, UNISEP e o mercado local, traz benefícios para todos, e segurança na mesa do consumidor”. A professora Fabíola Mohr, responsável pelo Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água da UNISEP, agradeceu a receptividade dos agricultores, que entenderam a intensão do projeto em melhorar oque já era bom. “Sentimo-nos felizes com o resultado inicial, e colocamos a UNISEP à disposição para outras parcerias”. “Obrigado pela confiança do Prefeito, dos produtores e de toda a equipe”, finalizou Fabíola.O Secretário Reni Kovalski comentou: “além deste projeto, que atende principalmente os produtores de queijo, queremos levar a outros setores da produção artesanal essa possibilidade, dando condições para os nossos agricultores permanecerem no campo com qualidade de vida”. Reni parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos.A vereadora Lurdes Bertoldo, em nome do Presidente do Legislativo Elton dos Santos Major que não pode se fazer presente e dos demais vereadores, parabenizou a Administração Municipal, à UNISEP e aos produtores pelo trabalho desenvolvido.Por sua vez o Prefeito Municipal Luiz Pontes cumprimentou e iniciou parabenizando todos os envolvidos no projeto. “Investimos, e o resultado está aí, mais qualidade e segurança para o consumidor”, ponderou o prefeito. “Nós que estamos à frente do Executivo precisamos dar condições aos produtores, para a permanência das famílias no campo”. “Hoje são 13 produtores que recebem a certificação, mas em breve temos certeza que muitos outros estarão se enquadrando no projeto”, finalizou Luiz Pontes.Alguns produtores se pronunciaram, assim com Dona Maria Mondardo que disse: “Agradeço a equipe e a Administração que deram condições para a gente pudesse continuar o nosso trabalho”. O Produtor de hortifrúti Waldir Rech dirigiu algumas palavras: “é extremamente importante oferecermos um produto de qualidade para o consumidor, principalmente nós, que trabalhamos com produtos ORGÂNICOS, nos preocupamos principalmente com a saúde das famílias, queremos garantir um produto limpo, que leve segurança alimentar para a população”. Célio Peres, Técnico do Horto Municipal, lembrou da importância de se ter um cuidado muito especial com a água. “Temos em nosso município o projeto de fontes protegidas, uma parceria entre a Administração e os agricultores, onde realizamos também a proteção de fonte com o plantio de mata ciliar no entorno da nascente”. Célio pondera: “Tudo oque produzimos depende da qualidade da água”.Ao final foi realizada a entrega do Selo de Certificação do SIM, disponibilizado pela prefeitura nesta 1ª etapa gratuitamente aos produtores, e o Manual de Boas Práticas de Fabricação, disponibilizado pela UNISEP.A Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Iguaçu (ACECI), representada no evento por André Longhi, está apoiando a iniciativa, pois o mercado local poderá adquirir essa produção, e repassar ao consumidor um produto saboroso com qualidade comprovada.