Bolsa Familia

01 de julho de 2016

CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram o encontro mensal dos Beneficiários do Programa Bolsa Família e BPC.O trabalho infantil presente em nosso país não é algo recente, suas origens remontam desde o inicio da colonização, onde as crianças negras e indígenas eram utilizadas para o trabalho doméstico e em plantações familiares.Crianças e adolescentes encontram-se em processo de desenvolvimento fisiológica e psicologicamente, e, portanto, não encontram-se prontos para realizar determinadas tarefas, ao qual são submetidas. Em razão disso, a erradicação do trabalho infantil tem sido alvo de várias políticas sociais do governo brasileiro, que tem promovido ações integradas para garantir à criança e ao adolescente o direito à vida e ao desenvolvimento total.Visando conscientizar e orientar sobre o tema, o CRAS em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Iguaçu, promoveu na última terça-feira dia 28 de Junho o Encontro Mensal com os Beneficiários do Programa Bolsa Família e BPC, tendo como palestrantes a Assistente Social do CRAS Eleandra Araldi Manfroi e a Psicóloga Edilene Trentin, diversos aspectos foram abordados na ocasião tais como: o que é trabalho infantil, o que diz a legislação, consequências do trabalho infantil, e quais trabalhos são permitidos, os participantes ainda assistiram a dois vídeos sobre o trabalho infantil.Lugar de criança e adolescente é na escola, para que elas possam aprender, interagir, desenvolver sua criatividade, e suas habilidades, sendo que na infância a criança precisa ter contato com as atividades de acordo com a sua faixa etária, o brincar é importante para o seu desenvolvimento sadio.As consequências que o trabalho infantil ocasiona nas crianças e adolescentes, muitas vezes são irreversíveis, pois estas estão expostas a acidentes, amputações, alergias, além de inúmeras outras doenças.

FonteDa Assessoria e CRAS