Saúde Pública

09 de novembro de 2016

Em dezembro de 2015 a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu aderiu ao Programa de Qualificação da Atenção Primária a Saúde (APS) junto a Secretaria de Estado do Paraná (SESA), com a Equipe de Saúde da Família do Centro (ESF1) e a Equipe de Saúde Bucal, com o objetivo de conquistar os selos de qualidade propostos APS.Os objetivos são: - Apoiar a equipe no gerenciamento dos processos prioritários; - Identificação das ações críticas; - Padronização das operações críticas. Esse projeto é um instrumento de avaliação da qualidade nas unidades de APS, visa uma gestão de qualidade onde devemos atender as necessidades e satisfazer as expectativas do usuário, é dividido em três níveis: Nível I – segurança; Nível II- processos; Nível III – resultados. Os níveis foram divididos em selos, bronze, prata e ouro.Com a adesão ao projeto no final de 2015 foi possível iniciar a implantação de uma classificação de risco na unidade que tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento, eles receberão um cartão nas cores: vermelho, amarelo, verde ou azul. A Classificação de Risco deve ser um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.Aos pacientes crônicos (hipertensos, diabéticos), gestantes, crianças menores de um ano e saúde mental estamos realizando agendamento de consultas para traçar um plano de acompanhamento e monitoramento do tratamento a esses pacientes. Outras mudanças estão ocorrendo, como a informatização dos prontuários, melhorias na sinalização interna, informação aos pacientes do horário de cada profissional do ESF 1, atendimento estendido no horário de meio-dia para informações.Este ano almejamos conquistar o selo Bronze que reúne os itens que visam garantir segurança dos usuários e da equipe. Desta forma o programa implantado em nosso município vai qualificar a equipe e a unidade de atendimento de forma segura, eficiente e efetiva, proporcionando melhores resultados em todas as conquistas alcançadas.Da Assessoria e Secretaria Municipal de Saúde.