MICROBACIAS

21 de junho de 2017

Na última semana agricultores pertencentes a Microbacia do Rio Canoas, que agrega as comunidades de Vai Já, Salto Canoas, Alto Erveira e Conoas se re-uniram no pavilhão da Linha Vai Já, para ouvir a respeito dos benéficos do Progra-ma de Gestão de Solo e Água em Microbacias.Na oportunidade o técnico da EMATER de Cruzeiro do Iguaçu Alexandre Bianchini e Matheus Ribeiro da EMATER de Salto do Lontra, apresentaram através de ima-gens de satélite georreferenciadas o delineamento/abrangência da Microbacia do Rio Canoas, demonstrando quais propriedades estão inseridas e podem ser benefi-ciadas pelo Programa.A tarde foi direcionada pelo gerente Regional do EMATER Valdir Koch e Vi-nicius Coletti, que realizou orientações e palestras sobre uma visão geral da situa-ção sobre o manejo e conservação dos solos do Paraná e do Município de Cruzeiro do Iguaçu e também um detalhamento da sequência do Programa, de quais ativida-des podem ser desenvolvidas nas propriedades com os recursos provenientes do programa.Segundo o técnico Bianchini ao final ouve a aprovação de todos os agriculto-res para aderirem ao Programa. “Ao término da apresentação e esclarecimentos de dúvidas dos agricultores foi colocado em aprovação (aceitação ou não) do Programa Microbacia pelos agricultores, já que adesão ao Programa é voluntária. Sendo apro-vada por unanimidade pelos agricultores, o Programa segue os próximos passos com objetivo maior de melhoria da qualidade do solo e água da microbacia do Rio Canoas e consequentemente melhoria da qualidade de vida das famílias envolvi-das”. Finalizou o técnico.O prefeito Dilmar Trunina que se fez presente na consulta aos agricultores destacou o trabalho na agricultura e a importância do Programa não somente para os agricul-tores mas para toda a comunidade. “Buscamos auxiliar nossos agricultores de todas as formas possíveis, pois sabemos que nosso município é extremamente agrícola, devido a isso esses programas de incentivo ao homem do campo são de grande im-portância, quando o agricultor recebe o conhecimento e as orientações adequadas grandes mudanças podem acontecer na propriedade, gostaria de aproveitar a opor-tunidade e parabenizar o secretário de agricultura Reni Kovalski pelo belíssimo tra-balho que vem desenvolvendo a frente da secretaria e a parceria com a EMATER que sempre trouxe grandes resultados para nossos agricultores”, finalizou o prefei-to.Além do prefeito ainda se fizeram presentes na reunião, Reni Kovalski Respon-sável da Secretaria de Agricultura e Edson Pin Veterinário da secretaria e Claudinei Pietro Belli representando a Câmara de vereadores.Obs: Fotos disponível na galeria de fotos.

FonteAssessoria