01 de setembro de 2017

A II Conferência Municipal da Educação foi realizada na última terça-feira dia 22, com o tema “A consolidação do sistema nacional de educação e o Plano Nacional de Educação – monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Iguaçu com o apoio da Administração Municipal, com o objetivo de debater e aprovar a minuta do Documento Referência da CONAE 2018, que será encaminhada para as conferencias Regionais e/ou Estaduais, para análise, discussão e votação, de acordo com as orientações da Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que propõe a política nacional e municipal de educação, buscando indicar as responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados, por meio do Plano Municipal de Educação, e garantindo o direito à educação de qualidade a todos.

A mesa de honra foi composta pela Secretária Municipal de Educação MARAGERET VIGANÓ, a Vice-prefeita Lurdes Bertoldo representando o Prefeito Municipal Dilmar Túrmina que estava em viagem à Capital do Estado, a primeira dama SANDRA GHEDIN TURMINA, o Vice-presidente da Câmara de Vereadores ANTENOR BELETINI, e os vereadores JEAN CARDOSO e VONEI VACCA, o Presidente do Conselho Municipal de Educação Gilmar Ghizzi, a Diretora da Escola Municipal Foz do Chopim Alexandra Tulipa Tozetto, a Diretora do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato Idair Macagnan, o Diretor do Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busato Leonir Ghelen e a Secretária de Educação do município de Boa Esperança do Iguaçu Maria Edineia Pretto. A conferência contou ainda com a presença de vários representantes da sociedade civil organizada e educadores da Rede Municipal de Ensino.

Fizeram o uso da palavra os vereadores presentes, a Secretária Margarete, a e Primeira Dama Sandra Ghedin.

A Secretária de Educação Margarete Viganó realizou a declaração de abertura dos trabalhos da Conferência, e em seguida o Grupo Municipal de Dança de Cruzeiro do Iguaçu – Baby Class realizou a apresentação cultural, com a coreografia “Gatas”.

Assumiu então a palavra o conferencista Alyson Padilha que iniciou a palestra magna com o título “Consolidação e desafio do Plano Municipal de Educação. No período da tarde os participantes foram divididos em grupos de acordo com os oito eixos constante do Documento referência CONAE 2018. Por orientação do conferencista por uma hora os grupos realizam os estudos e discussões. Logo após realizou-se a abertura da plenária para apresentação de cada eixo. A secretária Margarete abriu a plenária, e em seguida todos os demais grupos fizeram sua exposição.

Na oportunidade foram indicados os delegados para participar da Conferência Estadual, sendo a Secretária de Educação Margarete Viganó e o representante do CRAS e professor de ensino superior Enirson Macagnan. A secretária de educação encerrou agradecendo a presença de todos.

FonteAssessoria