06 de novembro de 2017
Foi realizada palestra com o tema " Prevenção ao câncer bucal” com o grupo "Viva bem a melhor idade”, na oportunidade foram discutidos os principais fatores de risco do câncer bucal que são: o fumo, álcool, exposição solar, HPV, uso de bebidas muito quentes (chimarrão), trauma prolongado (dentes quebrados) e prótese (dentadura) mal adapta, sendo que os homens acima de 40 anos estão entre os mais atingidos, e também os mais resistentes em ir ao dentista .
Na ocasião a cirurgiã-dentista Dra. Cristiele, falou da importância de realizar o auto-exame que deve ser feito diante do espelho em um local bem iluminado, olhar atentamente os lábios, língua, gengiva, céu da boca (palato duro) garganta e palpar bochecha e embaixo do "queixo" (mandíbula) em busca de nódulos ou caroços, observar se existem manchas brancas, vermelhas ou rochas, feridas que não cicatrizam, dificuldade de mastigar, engolir ou rouquidão. “Sempre que notar qualquer alteração ou lesão que não cicatriza após 15 dias procurar um dentista” frisou a dentista.
O secretário de Saúde Neudir Giachini, destacou a importância dos trabalhos de conscientização junto a população. “ Estamos trabalhando muito com a prevenção, pois prevenir é sempre a melhor opção, a secretaria através da parceria com demais secretarias vem desenvolvendo e obtendo excelentes resultados nesse sentido, a administração Dilmar e Lurdes prioriza a saúde e vem nos dando total apoio nos trabalhos de prevenção, orientamos a população a procurar a unidade de saúde e solicitar uma consulta com nossos profissionais que estarão atendendo e realizando exames”, finalizou o secretário.
As atividades foram realizadas em parceria com a secretaria de Saúde, CRAS e Assistência Social.