PROERD

30 de novembro de 2017

O evento aconteceu na última segunda-feira, 27, no Centro Cultural Daniel Túrmina Junior onde os alunos pronunciaram seu juramento de ficarem longe das drogas.

A 2ª Compania da Policia Militar do Paraná de Dois Vizinhos em parceria com a administração municipal através da Secretaria de Educação, realizou um grandioso evento para comemorar a formatura dos 5º anos da rede Municipal de Ensino.

Representando a 2ª Compania da Policia Militar Cabo Moises Reis, destacou a importância do PROERD (Programa Educacional de Resistencia ás Drogas) em todos os municípios. “Primeiramente é uma honra e um orgulho estar aqui diante desses 59 alunos que hoje fazem seu juramento de permanecerem longes das drogas, e quando um juramento é feito ele deve ser levado a sério, desde jovens aprendemos o valor que uma palavra ou uma promessa tem nas nossas vidas, estamos orgulhosos de todos, parabéns”, frisou Cabo Reis.

A soldado Vânia Krause, instrutora do Proerd, foi muito aplaudida pelos alunos, numa demonstração de carinho e reconhecimento pelo trabalho. “O Proerd é um programa promovido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu e com o apoio do Sicoob Vale do Iguaçu e outras instituições, me sinto honrada e muito orgulhosa desses formandos, temos como objetivo deste Programa repassar às crianças, adolescentes e responsáveis orientações e noções de cidadania, visando à prevenção e à redução do uso de drogas e da violência entre crianças e adolescentes e aqui em Cruzeiro do Iguaçu cumprimos essa primeira etapa com sucesso” destacou a Soldado.

A secretária de Educação Margarete C. Viganó, destacou a importância da retomada do projeto, “Retomamos essa parceria com a Policia Militar neste ano, devido à grande importância que ele tem no desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, o trabalho foi realizado com as três turmas de 5º ano das três escolas municipais, o que atingiu 59 alunos no período de um trimestre letivo, tendo uma aula ministrada por semana pela Soldado Vania Kraus, que magnificamente orientou e instruiu nossas crianças e adolescentes na importância de se manter longe das drogas e mostrou que podem confiar nos adultos e dessa forma desenvolver uma atitude positiva em relação ás autoridades e aprenderem a respeitar a leis, gostaria de agradecer todo o apoio da administração municipal na retomada do projeto e a todos os envolvidos e preocupados em dar suporte para o bom desenvolvimento de nosso futuro”, destacou a secretária.

“O PROERD é o Programa! O PROERD é a solução! Vem mostrar de forma clara, precisa e criativa todos os pontos negativos e as consequências do uso indevido de drogas. Mas, principalmente, vem mostrar que as crianças e adolescentes precisam fazer a escolha certa e seguir o caminho do bem, dizendo NÂO às drogas”. Com estas palavras o Prefeito DilmarTúrminar esumiu a missão do Programa e destacou que o PROERD tem se revelado uma excelente ferramenta de prevenção, sendo considerado pelo Governo Federal o melhor e mais eficaz Programa de Prevenção às Drogas, existente no país, o que deixa o município orgulhoso de poder contribuir para prevenir o uso de drogas nas escolas, moldando o caráter do jovem e tornando-o mais responsável e capaz de tomar decisões por si mesmo, além de auxiliar na formação do futuro cidadão de bem.

Estiveram presentes na solenidade de formatura dos alunos das Escolas Municipais de Foz do Chopim e Escola Cruzeiro do Iguaçu, o Prefeito DilmarTúrmina, a primeira Dama Sandra GhedinTúrmina, a vice-prefeita Lurdes Bertoldo, representando a 2ª Compania de Policia Militar de Dois Vizinhos Cabo Moises Reis, representando a 2ª Compania de Patrulha Escolar Comunitária a senhora Tatiane, representando o Banco Sicoob de Cruzeiro do Iguaçu a gerente Silvana. O Siccob de Cruzeiro do Iguaçu foi um dos maiores parceiros do projeto no município e premiou as três melhores redações com o tema PROERD com uma poupança no valor de R$ 100 cada.

A administração municipal como forma de incentivar os alunos e motivar os próximos, realizou o sorteio de uma bicicleta entre os 59 alunos.

FonteAssessoria