15 de fevereiro de 2018

1º Escola em Tempo Integral é inaugurada em Cruzeiro do Iguaçu.
Escola Municipal Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado foi inaugurada na sexta feira 09/02/2018.

Aconteceu na última sexta-feira 09 de fevereiro as 16:30hs a inauguração da Escola Municipal Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado, com investimentos na ordem de R$ 887.950,59 e contrapartida do Município de R$ 65.878,80.

A Escola tem capacidade para 216 alunos em dois turnos, e conta ainda com seis salas de aula, laboratório, biblioteca, área de serviço, cozinha, sanitários, área administrativa e pátio coberto e uma área total construída de 851,63m2.

Em meados de 2014 surgiu a oportunidade da instalação da Escola Municipal Monsenhor Eduardo ainda na administração do prefeito Luiz Pontes e Reni Kowalski, com o apoio do Dep. Assis do Couto, Cruzeiro do Iguaçu foi contemplado e houve início a construção com recursos oriundos do fundo Nacional de desenvolvimento da Educação.

A Escola Monsenhor Eduardo é a primeira escola de educação integral em Cruzeiro do Iguaçu, em Foz do Chopim já existia um programa chamado Mais Educação, em uma versão temporária de contra turno. Ainda segundo as informações da Secretaria de Educação, essa é uma das principais diferenças entre o Mais Educação e Escola Monsenhor Eduardo e isso fica evidenciado no PPP (Projeto Político Pedagógico) da EMME.

A Educação integral foi idealizada para que o aluno participe e possa expandir suas necessidades e potencialidades de aprendizagem. Os alunos da escola além das aulas regulares, vão participar de ateliês, para aumentar o conhecimento e enriquecimento das práticas pedagógicas como por exemplo:

- Formação de hábitos e higiene, Atividades Culturais como dança, teatro e música

- Desenvolvimento Humano compreendendo jogos motores e psicomotricidade e tecnologia da informação e comunicação.

- Cidadania, Educação financeira e Econômica e Empreendedorismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade e cooperativismo.

- Língua estrangeira, Inglês e Italiano.

A primeira escola de Educação integral em Cruzeiro do Iguaçu, recebe neste ano 120 alunos em tempo integral. O início das atividades acontece a partir de quinta feira dia 15 de fevereiro de 2018, além disso todos os alunos vão receber apostilamento da UNINTER que foi escolhido após longo período de análise criterioso do quadro de professores da rede municipal de Ensino.

Cada aluno vai receber também um kit escolar que contém caderno capa dura, lápis de cor Faber Castell, régua, tesoura Tramontina, caderno de desenho, apontador Faber Castell e borracha para alunos do 1º ao 5º ano.

Sem sombra de dúvida um projeto pedagógico moderno e inovador, que terá início em Cruzeiro do Iguaçu. A população e muitos pais de alunos comentaram também que o nome sugerido para a nova escola, não poderia ter sido melhor.

Nome de um dos pioneiros que sempre incentivou o desenvolvimento da cidade, sempre presente na busca de recursos e incentivos desde o início de Cruzeiro do Iguaçu.

Todos acreditam que com certeza o Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado ficaria muito orgulhoso em receber essa homenagem e estará olhando e torcendo por todos os professores, pais e alunos e cidadãos do município.
A educação sendo homenageada de um forma nobre que emociona. Monsenhor Eduardo abençoando sempre o município de Cruzeiro do Iguaçu.

FonteEducação