Início Notícias

Agroflorestal

17 de julho de 2018


 

Na última semana o chefe de departamento de agricultura Reni Kovalski e o  representante de EMATER Alexandre Bianchini de Cruzeiro do Iguaçu, participaram de uma tarde de campo na comunidade de Linha Canoas na propriedade da família Reck que é referencia no município no modelo SAF (Sistema Agroflorestal).

Seu Valdir Reck e família receberam aproximadamente 30 pessoas entre elas alunos do curso de ENGENHARIA FLORESTAL da UTFPR do núcleo de Dois Vizinhos, professores de faculdades, empresários e agricultores da região. Todos vieram em busca de conhecimento para desenvolver o mesmo modelo de plantio agroflorestal em suas propriedades.

O secretário de agricultura Reni Kovalski destacou que o sistema Agrofloresta é um sistema ancestral de uso da terra e que vem sendo praticado por milhares de anos por agricultores de todo o mundo. No entanto, nos anos mais recentes, também têm sido desenvolvida como uma ciência que se compromete a ajudar agricultores a incrementar produtividade, rentabilidade e sustentabilidade em suas terras.

“A Agrofloresta é um sistema de produção que imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto pela vegetação, muitos tipos de plantas juntas, umas ajudando as outras, sem problemas com “pragas” ou “doenças”, dispensando o uso de venenos, no Sistema Agroflorestais, é encontrado uma mistura de culturas anuais, árvores perenes e frutíferas e leguminosas, além de criação de animais e a própria família de agricultores, em uma mesma área”, destacou Kovalski

Na propriedade da família Reck os visitantes puderam observar o cultivo de diversas frutíferas em meio a um grande bananal.

 

 

 

 

 



FonteAssessoria
Desenvolvido por
PB Agência Web